Pplware

Portugal: Exército compra 36 drones para detetar incêndios

O ano de 2017 ficará para sempre marcado na memória dos portugueses como um ano negro devido aos incêndios! Houve várias vítimas mortais, muitas casas arderam por completo, a devastação ao nível da floresta foi enorme e nesse sentido há que tomar medidas urgentes para que cenários como os que se viveram não se voltem a repetir.

De acordo com informações recentes, o exército português comprou 36 drones para vigiar a floresta e detetar incêndios.


A notícia foi avançada pelo JN que revela que o Exército vai começar a receber drones já no próximo ano, cuja principal missão vai ser a deteção de fogos florestais, isto no âmbito do incremento do papel das Forças Armadas nas missões de proteção civil.

Temo-nos apercebido de que um dos maiores problemas nos incêndios florestais é a localização exata dos meios empenhados no combate ou dos pontos mais críticos, incluindo as populações em risco. Acreditamos que estes sistemas são importantes apoios

Declarações de um fonte militar ao jornal.

O envolvimento deste tipo de equipamentos parece enquadrar-se no que o primeiro-ministro, António Costa, referiu no Conselho de Ministros de dia 21 de outubro como sendo meios militares de “apoio à decisão”, mas sem os especificar.

A aquisição destas 36 aeronaves obrigará a um investimento de 5,7 milhões. Sabe-se ainda que os drones virão equipados com sensores de calor.

Exit mobile version