Pplware

Portugal: Limite para idade dos táxis e apoio para aquisição de veículos elétricos

Um grupo de trabalho que juntou representantes do sector dos táxis e IMT entregou recentemente ao Ministério do Ambiente um conjunto de recomendações que esperam ver implementadas pelo executivo.

Apoios financeiros a fundo perdido para a compra de veículos elétricos e limite de idade para os táxis são duas das recomendações que constam do relatório.


A informação foi avançada pelo Jornal Público que revela que o apoio à aquisição de carros elétricos é a primeira medida a ver a luz do dia. Segundo o jornal “através do comprovativo de compra de um veículo 100% elétrico novo, destinado ao serviço de táxi, o Governo vai pagar 5000 euros, valor que pode ser majorado devido à idade do veículo: 2500 euros se o veículo que vai para abate tiver mais de 10 anos; 5000 euros se tiver mais de 15 anos; e 7500 euros se superar os 20 anos. No limite, o apoio a fundo perdido pode chegar aos 12.500 euros, sendo que a verba total disponível para este ano é de 750 mil euros”.

Idade dos táxis limitada

Segundo o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, os táxis deverão ter um “tempo de vida” entre os  10 e os 12 anos. “Tem de haver um período de transição”, flexível, esclarece, que envolva os veículos com mais de dez anos atualmente em circulação.

Cor bege nos táxis vai acabar

Outra das recomendações presentes no relatório é o fim da cor bege, adotando-se a uniformização do clássico preto e verde-mar. Além da cor, a posição do taxímetro terá de passar a estar sempre “na consola central e de forma visível”, numa medida de maior transparência, e a possibilidade de suspender a licença de táxi por um período único de 12 meses.

Há ainda outras duas medidas, mas que precisam ainda de alguma análise, ou de dinheiro: a fatura eletrónica certificada, com o sector a solicitar apoios para a colocação dos equipamentos e as alterações à formação, revela o jornal.

Exit mobile version