Pplware

Apenas 3% dos condutores multados perderam pontos na carta

A carta por pontos entrou em vigor no dia 1 junho de 2016. Desde essa data até junho de 2017, foram mais de 407 mil condutores que cometeram infrações graves, muito graves ou crimes.

No entanto, apenas 3% dos condutores multados perderam pontos na carta. A culpa é do “sistema”!


A informação foi publicada pelo JN que revela que dos 407 mil condutores multados apenas 14 mil (3,4%) perderam pontos na carta de condução. De acordo com presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa, José Miguel Trigoso, o sistema “não está a funcionar” e que apenas os condutores que cometeram crimes e foram a tribunal é que viram ser-lhes retirado pontos.

Como funciona a carta por pontos?

Cada condutor terá inicialmente 12 pontos que vão diminuindo de acordo com as contraordenações cometidas. No caso de se tratar de uma contraordenação grave, o condutor perde 2 pontos. Já no caso de uma contraordenação muito grave ou um crime rodoviário o condutor perde quatro e seis pontos, respetivamente.

Sabe-se ainda que uma infração grave, com uma taxa de álcool de 0,5 g/litro, é penalizada com três pontos e uma contraordenação muito grave (0,8 g/litro a 1,2 g/litro) é penalizada com cinco pontos. O mesmo se passará com a condução sob influência de drogas. Saber mais aqui.

Para José Miguel Trigoso, o tempo de resolução destes casos é também um ponto a favor dos condutores que cometem infrações uma vez que a lei acaba por não ter o efeito.

Exit mobile version