Negócio fechado! Depois de terem surgido alguns rumores sobre a venda de torres de comunicação da Altice, a empresa confirmou hoje que as mesmas foram vendidas a consórcio do qual faz parte a Morgan Stanley Infrastructure Partners e a Horizon Equity Partners.
De acordo com as informações, o negócio total dos activos de Portugal e França rendeu à Altice Europe 2,5 mil milhões de euros. Os negócios serão realizados através da criação de duas novas empresas.
Segundo o comunicado enviado pela Altice, a empresa revela que “chegou a um acordo sobre a venda de participações nos seus negócios de torres de telecomunicações em França e Portugal, com uma contrapartida inicial de 2,5 mil milhões de euros”. A empresa refere ainda que “como parte da transacção, a Altice Europe irá criar uma das maiores empresas de torres de telecomunicações (TowerCo) da Europa”.
Relativamente a Portugal, a Altice vai vender 75% da empresa que será criada (“Torres de Portugal” ou “ToP”) a “um consórcio do qual faz parte a Morgan Stanley Infrastructure Partners e a Horizon Equity Partners” e que irá abranger 2.961 torres (sites) atualmente operados pela Empresa. A transação valoriza a Torres de Portugal em € 660 milhões, representando um múltiplo altamente atrativo de 18.9x do EBITDA proforma de 2017 de € 35 milhões.
Além disso, espera-se que um acordo build-to-suit para a construção de 400 novos sites, entre a Altice Portugal e a ToP, possa gerar cerca de 60 milhões de euros em receitas adicionais para a Altice Portugal nos próximos 4 anos.
Relativamente à empresa criada em França, esta será detida pela Altice, em 50,01%, e pela KKR, em 49,99%. Esta entidade vai agregar 10 198 torres (sites), que actualmente são operadas pela SFR. Esta operação avalia estes activos em 3,6 mil milhões de euros.
As futuras empresas (TowerCo’s), cujo âmbito incluirá infraestruturas e equipamentos passivos, estarão numa posição privilegiada para oferecer serviços de elevada qualidade de infraestrutura passiva partilhada, fundamentais no apoio à expansão, em França e em Portugal, de redes e serviços wireless, utilizando tecnologia 4G/5G, em benefício dos consumidores e empresas.
Os serviços estarão disponíveis para todos os operadores de redes móveis licenciados em França e em Portugal. No âmbito das transações projetadas, a Altice France e a Altice Portugal irão estabelecer contratos-quadro com a duração de 20 anos.
De referir ainda que todas as torres que têm SIRESP e TDT ficam de fora… continuam propriedade da Altice.