A Porsche está a fazer um recall de milhares dos seus veículos elétricos Taycan devido a um possível risco de curto-circuito que pode causar um incêndio. O recall afeta a bateria de 27.527 Taycans.
Problema num módulo da bateria produzida pela LG Chem
A empresa alemã tem de intervir em mais de 27 mil dos seus elétricos Taycan. Segundo o relatório de recall de segurança da NHTSA, milhares de veículos elétricos correm o risco de curto-circuito, podendo espoletar um incêndio.
Esta “chamada” à intervenção afeta Taycans construídos entre 21 de outubro de 2019 e 1 de fevereiro de 2024.
O problema foi reduzido a um módulo de bloco de células nas baterias produzidas pela LG Chem e utilizadas no Taycan. No entanto, a Porsche não sabe quais os carros que têm o problema e diz que não consegue obter a análise para o verificar:
Este recall (ARB6/ARB7) aplica-se a uma população de veículos para os quais a Porsche não tem atualmente conhecimento positivo da existência de anomalias de dados nos módulos de bateria de alta tensão… Mesmo que a Porsche não tenha atualmente conhecimento positivo da existência de anomalias de dados, a Porsche não pode excluir que estes módulos de bateria de alta tensão possam apresentar anomalias de dados no futuro.
Porsche Taycan e Audi E-tron com problemas na bateria
Para determinar se o problema está presente, a Porsche está a aconselhar os proprietários a irem a um concessionário para instalar um software de diagnóstico para que possam monitorizar a bateria. A atualização será uma “solução final” para esta recolha, mas só acontecerá no primeiro trimestre de 2025. A Porsche também está a aconselhar os clientes a carregarem apenas até 80% da capacidade até que a bateria seja substituída (se necessário).
Entretanto, a Audi está a fazer a recolha de 6.499 veículos E-tron GT e RS pelo mesmo motivo, uma vez que esses veículos elétricos partilham a mesma plataforma que o Taycan. Uma das mais proeminentes retiradas de veículos elétricos da LG Chem devido a potenciais incêndios foi a do Chevy Bolt, que a GM remediou com o ajuste das baterias.
Embora o Porsche Taycan tenha conquistado um público fiel nos EUA, ele não está entre os carros elétricos mais vendidos no país.