..a mais de 100 clientes, usando o sistema de cardsharing
A Polícia Judiciária, através da Directoria de Lisboa e Vale do Tejo, desenvolveu, durante esta semana, uma operação policial, com o objectivo de desmantelar a distribuição ilegítima de sinal de televisão por cabo.
Nesta acção, foi detido um homem, de 54 anos de idade, responsável pela gestão da rede de distribuição ilícita em causa, que servia mais de cem clientes.
Todo o material informático que servia de base à actividade criminosa, como servidores, caixas de recepção e outros activos de rede, foram apreendidos.
O modo de actuação do autor, conhecido por “cardsharing”, consistia na recepção de sinal de televisão por cabo ou satélite e posterior disponibilização ilegítima do mesmo por canais de Internet a outros utilizadores, os quais lhe pagavam uma quantia mensal inferior ao preço de assinatura dos operadores legais.
O detido foi presente a primeiro interrogatório judicial, no qual será submetido à aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.
A Polícia Judiciária vai prosseguir e aprofundar as investigações neste domínio, alertando e relembrando que este tipo de actividade, para além de ilícito, é altamente lesivo da economia nacional e das empresas legalmente estabelecidas no mercado.