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Pininfarina H2 – O super carro de corrida a hidrogénio

Os carros a combustão estão lentamente a transformar-se em algo do passado com o desenvolvimento dos carros eléctricos e a hidrogénio.

Depois de termos apresentado o novo Rimac Concept One com motor eléctrico, hoje vamos alterar a fonte de alimentação e conhecer o Pininfarina H2, um novo super carro de corrida alimentado a hidrogénio.

O mundo dos automóveis está lentamente a evoluir para novas tecnologias que prometem transformar a imagem dos carros poluentes e barulhentos em algo mais verde e sustentável (já conhece a injecção que funciona a água em vez de combustível? – ver aqui).

A Tesla tem encabeçado uma evolução que aposta no desenvolvimento de veículos eléctricos. O paradigma mudou e está a contagiar outras grandes marcas. Outros construtores estão já a desenvolver soluções híbridas ou totalmente eléctricas.

Mas, o futuro não está apenas neste tipo de carros movidos a electricidade. O Hidrogénio é outra das fontes de energia que já se vem a falar desde alguns anos (até já há transportes públicos a recorrer a este combustível) e que começa agora a despoletar com mais pujança no mercado automóvel com marcas como a Lexus, Toyota, Audi e Honda a investir neste tipo de tecnologia.

 

Tecnologia e design com o dedo Pininfarina

Um desses exemplos é o super carro que apresentamos hoje vindo de uma marca que deve ser familiar a alguns de vocês, a Pininfarina. Para quem não conhece, a Pininfarina é uma famosa marca italiana com dezenas de anos de experiência que se dedica a projectar e criar carros sob encomenda… até fantásticos protótipos.

A Pininfarina trabalha geralmente com carros de marcas de topo como a Ferrari e a Maserati, sendo um dos seus modelos mais conhecidos o Ferrari P4/5.

 

Pininfarina H2… o alternativo aos alternativos eléctricos?

Durante o Geneva Motor Show, em Março, a marca italiana apresentou um modelo concept de um carro de corrida a hidrogénio, o Pininfarina H2, que teve um enorme sucesso, pelo interesse gerado. Agora, a marca italiana decidiu passar este modelo de conceito a realidade e anunciou que tem planos para a produção deste carro de corrida, sendo esperado que apenas sejam produzidas 10 unidades deste modelo.

A Pininfarina promete ter um protótipo funcional pronto no próximo ano, com a versão final destes carros a serem lançadas num prazo de 12 a 14 meses.

 

503 cavalos, 300Km/h, e dos 100Km/h em 3,4 segundos

O Pininfarina H2 pretende tornar-se no primeiro carro a hidrogénio de alto desempenho, tendo sido construído com um único objectivo: Velocidade. O H2 possuí 503 cavalos e atinge uma velocidade máxima aproximada de 300Km/h (186mph), indo dos 0 aos 100Km/h em 3,4 segundos.

Este carro vem equipado com dois motores eléctricos e uma célula de combustível a hidrogénio que regenera energia com as travagens, uma técnica que tem vindo a ser muito frequente nestes novos modelos. Uma das grandes novidades deste modelo é a sua capacidade de ser reabastecido em apenas 3 minutos, permitindo que volte rapidamente à estrada após ficar sem energia.

Para o design deste carro, a Pininfarina baseou-se no Ferrari Sigma Grand Prix (na fotografia à direita), um carro de fórmula 1 apresentado pela marca italiana em 1969, precisamente na mesma cidade de apresentação do Pininfarina H2.

Embora a imprensa avance que a marca italiana irá construir apenas 10 unidades, ainda não foram anunciados números oficiais de produção de um carro que custará 2,5 milhões de euros e que já tem alguns clientes interessados.

Pininfarina H2

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