Um recente estudo levado a cabo pela VoucherCloud, um site de cupões promocionais, teve como objectivo determinar o conhecimento dos utilizadores no que se refere a termos informáticos.
Os resultados foram bastante curiosos, e engraçados uma vez que, por exemplo, 11% dos americanos pensam que HTML é uma doença sexualmente transmissível, e 27% indica que Gigabyte é um insecto comum na América do Sul.
Os resultados deste estudo foram bastante caricatos e engraçados. Ao todo foram 2,392 homens e mulheres com mais de 18 anos os inquiridos. Os participantes não foram informados que o objectivo era verificarem o seu conhecimento de termos informáticos, sendo que, ao longo do questionário surgiram termos tecnológicos e não tecnológicos onde as pessoas teriam que escolher uma resposta correcta, entre 3 possíveis.
Resultados
- 11% pensa que HTML é uma doença sexualmente transmissível
- 77% não soube indicar a definição de SEO (Search-Engine Optimization)
- 27% identificou “gigabyte” como um insecto comum da América do Sul
- 42% acredita que “motherboard” foi um convés de um navio de cruzeiro
- 23% pensa que “MP3” foi um robot do Star Wars
- 18% definiu “Bly-ray” como um animal marinho
- 15% acredita que “software” significa roupa confortável
- 12% indicou que “USB” é acrónimo de um país europeu
No entanto, 61% dos inquiridos responderam que é importante haver um bom conhecimento sobre tecnologia.
“Technology is a huge interest for our user base, and month after month we see thousands of people visiting our site to look for coupons and deals to use when purchasing their favorite tech products. It seems that quite a few of us need to brush up on our tech definitions.”, indicou um porta-voz da empresa.
No entanto, questionados acerca da veracidade deste estudo, a equipa que conduziu a pesquisa, 10 Yetis Public Relations, disponibilizou os resultados completos, indicando que o inquérito é 100% genuíno e válido. A empresa afirma ainda que o questionário foi realizado através de e-mail durante um período de 7 dias. [LATimes]
O que pensa destes resultados? Se fizéssemos este inquérito em Portugal, quais acha que seriam os resultados?