Com um mundo fortemente digital, dependente da computação, há quem defendesse que a informática devia fazer parte dos programas logo dos primeiros anos.
De acordo com as informações que hoje foram publicadas, vai haver alterações ao programa de Matemática que passará a promover o pensamento computacional.
Pensamento Computacional: Mais estatística e algoritmos
É a “novidade curricular” das novas Aprendizagens Essenciais que entrarão em vigor no próximo ano. Programa responde ao lapso identificado num estudo da OCDE: temas do século XXI continuam a ser ignorados nos currículos de Matemática para o básico, revelou hoje o jornal Publico.
Segundo o jornal, o pensamento computacional vai figurar, a partir do próximo ano letivo, como uma das capacidades a desenvolver pelos alunos de todo o ensino básico na disciplina de Matemática. “É uma novidade curricular”, confirma ao Publico a especialista em didática da Matemática, Leonor Santos, que integrou as equipas responsáveis pela revisão do programa para o ensino básico.
No documento sobre as novas Aprendizagens Essenciais, homologado em agosto de 2021, é referido que…
O pensamento computacional pressupõe o desenvolvimento, de forma integrada, de práticas como a abstração, a decomposição, o reconhecimento de padrões, a análise e definição de algoritmos, e o desenvolvimento de hábitos de depuração e otimização dos processos. Estas práticas são imprescindíveis na atividade matemática e dotam os alunos de ferramentas que lhes permitem resolver problemas, em especial relacionados com a programação
Assim, o novo programa vai inclui mais estatística e algoritmos no ensino básico.
As novas Aprendizagens Essenciais que em 2022/2023 começarão por ser aplicadas no 1º, 3.º, 5.º e 7.º anos de escolaridade, para serem alargadas a todo o ensino básico nos dois anos letivos seguintes incluem estatística e algoritmos, refere a Sábado.