Os smartphones estão cada vez mais sofisticados. Possuem mais tecnologia e isso impulsiona o desenvolvimento tecnológico. Contudo, estas inovações estão cada vez mais intrusivas à vida de cada utilizador. O caso que é de tal forma pertinente que foi alvo de uma reportagem da NBC. Isto mostra o poder de uma foto!
Fala-se em redes sociais, em invasão da privacidade pelos meios online, mas somos nós que estamos a dizer exatamente onde estão os nossos filhos, onde estudam, onde brincam. Tudo a partir da fotos que lhes tiramos e, inocentemente, publicamos online!
Geotagging – Fotografias revelam muito mais do que aquilo que vemos
Usando os mais recentes smartphones, o utilizador ao tirar uma simples fotografia insere uma série de dados sobre essa fotografia. Assim, entre esses dados estão as coordenadas do local onde foi tirada e o espaço temporal.
Com a tecnologia Geotagging ligada nos smartphones, usando o módulo GPS, cada foto transporta uma identificação geográfica nos metadados. Essa informação usualmente consiste nas coordenadas de latitude e longitude, mas podem incluir também a altitude, a distância, a data em que foi tirada e até o nome do local representado na imagem.
Vejam o vídeo:
Fotografias, redes sociais e pessoas mal intencionadas
Uma pessoa mal intencionada e com conhecimentos sobre o assunto pode vaguear pelas redes sociais e recolher essas imagens. Entretanto, a foto daquela criança que os pais orgulhosamente mostram em casa a brincar, no jardim a saltar, na escola a representar e na casa dos avós a festejar está a ser registada com um erro de localização inferior a 10 metros. Assim, estes dados, para alguns “criminosos”, não é um excelente cartaz promocional?
Com um simples software que qualquer um de nós pode recolher da Internet, esta informação pode ser retirada de uma foto. Para exemplo esta foto que tirei ano passado, estava publicada no Facebook de um amigo e afinal… traz tanta coisa.
Se usar o seu smartphone, desligue a opção:
- No iOS: Definições > Serviço de localização e dentro desliga a opção Câmara.
- No Android: Definições > Localização e segurança
Não é alarmante. Contudo, se tivermos em conta que existem milhões de pessoas que não têm controlo no que publicam, muita vezes colocam e implicam outras pessoas nas suas aventuras pelo mundo social digital. Falaremos a seguir de algumas aplicações que poderão ser úteis, depois, como em tudo, ficará ao cargo e na consciência de cada um de nós… expor ou não expor? Eis a questão!
Artigos relacionados:
- Quem tem acesso ao seu Gmail, Facebook, Twitter e Dropbox?
- GoGoStat – O Controlo Parental no Facebook
- Espaço de discussão: Segurança e regras do Facebook