Pplware

Pedrógão Grande: SIRESP falhou durante 14 horas e meia

Após quase uma semana o grande e trágico incêndio de Pedrógão Grande continua a ser notícia! As investigações estão em curso e pelos vistos houve algumas coisas que falharam.

De acordo com informações recentes, o Sistema de comunicações esteve fora do ar cerca de 14 horas e meia!


A rede de comunicação de segurança e emergência não funcionou entre as 19 h de sábado e as 9h30 de domingo, no pico do incêndio, releva o Jornal i.

De acordo com as informações, as antenas do sistema arderam e às 23h foram pedidos dois carros de apoio, no entanto apenas um chegou ao local do sinistro e apenas as 8h30 de domingo. O outro carro estava em Fátima, mas, segundo as informações “estava avariado desde a visita do Papa a Portugal”.

Contas feitas, o SIRESP falhou durante 14 horas e meia não permitindo assim a comunicação entre bombeiros, GNR e Proteção Civil.

Constança Urbano de Sousa, ministra da Administração Interna, referiu recentemente em entrevista à RTP que “não houve uma falha total mas sim interrupções e intermitências, mas foram colocadas, às 20horas, redes móveis satélites para assegurar as redes SIRESP”.

Esta rede de comunicações é gerida por uma parceria público-privada em que participa o MAI, a MEO e a Motorola.

Os incêndios de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra mataram 63 pessoas e feriu outras 136.

Sabia que…

O SIRESP é suportado numa rede TETRA trunking digital, o SIRESP permite, através da definição de grupos de conversação, que cada entidade o utilize como a sua rede privativa, independente das restantes, mas também, em caso de necessidade de coordenação, que todos os grupos que concorram para a resolução de uma determinada situação de emergência sejam facilmente colocados em conversação, de acordo com regras pré-definidas ou a serem estabelecidas em cenários não previstos.

O SIRESP é composto por:

Como ser solidário?

Atualmente são várias as ações de solidariedade que estão a decorrer em Portugal e no mundo. Deixamos aqui algumas formas de também fazerem parte desta causa.

Exit mobile version