Após quase uma semana o grande e trágico incêndio de Pedrógão Grande continua a ser notícia! As investigações estão em curso e pelos vistos houve algumas coisas que falharam.
De acordo com informações recentes, o Sistema de comunicações esteve fora do ar cerca de 14 horas e meia!
A rede de comunicação de segurança e emergência não funcionou entre as 19 h de sábado e as 9h30 de domingo, no pico do incêndio, releva o Jornal i.
De acordo com as informações, as antenas do sistema arderam e às 23h foram pedidos dois carros de apoio, no entanto apenas um chegou ao local do sinistro e apenas as 8h30 de domingo. O outro carro estava em Fátima, mas, segundo as informações “estava avariado desde a visita do Papa a Portugal”.
Contas feitas, o SIRESP falhou durante 14 horas e meia não permitindo assim a comunicação entre bombeiros, GNR e Proteção Civil.
Constança Urbano de Sousa, ministra da Administração Interna, referiu recentemente em entrevista à RTP que “não houve uma falha total mas sim interrupções e intermitências, mas foram colocadas, às 20horas, redes móveis satélites para assegurar as redes SIRESP”.
Esta rede de comunicações é gerida por uma parceria público-privada em que participa o MAI, a MEO e a Motorola.
Os incêndios de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra mataram 63 pessoas e feriu outras 136.
Sabia que…
O SIRESP é suportado numa rede TETRA trunking digital, o SIRESP permite, através da definição de grupos de conversação, que cada entidade o utilize como a sua rede privativa, independente das restantes, mas também, em caso de necessidade de coordenação, que todos os grupos que concorram para a resolução de uma determinada situação de emergência sejam facilmente colocados em conversação, de acordo com regras pré-definidas ou a serem estabelecidas em cenários não previstos.
O SIRESP é composto por:
- 502 torres de comunicações que servem um universo de 53 500 utilizadores
- 6 comutadores de tráfego
- 53 salas de despacho
- 2 estações móveis de reforço com sistema de comunicação via satélite
Como ser solidário?
Atualmente são várias as ações de solidariedade que estão a decorrer em Portugal e no mundo. Deixamos aqui algumas formas de também fazerem parte desta causa.
- Telefonema SIC: 760 100 100
- Telefonema RTP: 760 200 600
- Conta da União das Misericórdias e do Montepio: IBAN PT 50 0036 0000 99105922157 78
- Conta da Caixa Geral de Depósitos: IBAN PT50 0035 0001 00100000 330 42
- Conta do Santander Totta: IBAN PT50 0018 000344832368 020 39
- Conta da UGT: IBAN PT50 0033 0000 45507607619 05
- Conta Millennium BCP: IBAN PT50 0033 0000 45507587831 05
- Conta do Novo Banco: IBAN PT50 0007 0000 0034046195023
- BPI e Fundação La Caixa: