Pplware

Pedrógão Grande: Relatório da SIRESP revela que não houve falhas

Afinal quem não está a dizer a verdade? É a questão que se coloque neste momento relativamente ao funcionamento da rede SIRESP em Pedrógão Grande.

De acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil o SIRESP falhou durante 4 dias mas o relatório de desempenho da rede SIRESP, da autoria da SIRESP SA e que foi hoje divulgado no portal do governo refere que o sistema”esteve à altura” e não houve falhas no grande incêndio de Pedrógão Grande.


relatório de desempenho da rede SIRESP, produzido pela SIRESP SA que gere a rede de comunicações de emergência do Estado, foi hoje divulgado no portal do governo e contraria as informações até agora eram conhecidas.

No documento pode ler-se que o serviço esteve “à altura da complexidade do teatro de operações”. O relatório revela ainda que das 16 estações base (ver localização na imagem seguinte) que cobrem a zona do fogo, cinco entraram “em modo local em virtude da destruição pelo incêndio dos cabos de fibra ótica e outras da rede de telecomunicações que asseguram contratualmente a interligação ao resto da rede”.

Do relatório constam ainda alguns números interessantes relativamente ao número de chamadas processadas:

Conclusões do relatório

A informação apresentada no relatório permite à SIRESP SA concluir que não houve interrupção no funcionamento da rede SIRESP, nem houve nenhuma Estação Base que tenha ficado fora de serviço em consequência do incêndio.

Toda a informação pode ser consultada no relatório que é público e pode ser obtido aqui. As informações agora conhecidas contradizem as que foram avançadas pela Autoridade Nacional de Proteção Civil – ver aqui.

Sobre a Rede SIRESP

A Rede SIRESP é baseada na tecnologia de comunicações trunking digital TETRA (Terrestrial Trunked Radio), de acordo com o padrão europeu desenvolvido pelo ETSI (European Telecommunications Standards Institute), sendo a referência no espaço europeu na área de segurança (PSS – Public Safety and Security).

Esta tecnologia é amplamente utilizada na europa, nomeadamente, Reino Unido, Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Suécia, Noruega, Islândia, Irlanda, Áustria, Mónaco, Polónia, Croácia e Lituânia.

A Rede SIRESP está dimensionada para suportar até 53500 utilizadores e é constituída por 7 comutadores, 550 Estações Base, 52 salas de despacho e duas Estações Móveis.

As Estações Móveis visam o reforço e expansão da rede em situações de contingência, permitindo um acréscimo da sua capacidade de resposta em acções que envolvam um elevado número de meios operacionais, utilizando-se por exemplo na substituição de uma estação-base inoperacional ou no aumento temporário de cobertura.

Leia também…

 

Exit mobile version