Pplware

PC, tablet e telemóvel serão proibidos como bagagem de porão?

Parece que não é bem assim…

Actualmente estes três gadgets estão em xeque se podem ou não estar abrangidos por uma norma que irá entrar em vigor já no dia 1 de Abril deste ano de proibição das baterias de lítio no porão dos aviões.

Mas… Será que estão abrangidos?

Este é um tema que tem estado a gerar alguma confusão e para o qual há igualmente várias preocupações no âmbito da segurança. Uma das determinações há algum tempo solicitada foi agora decidida.

Em comunicado, a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), noticiou que será obrigatório que as pessoas, sempre que viagem de avião e levem bateria de lítio como carga (power banks), terão de as transportar como bagagem de mão.

A obrigatoriedade entrará em vigor já a partir do dia 1 de Abril de 2016 e proibe que as baterias sejam transportadas no porão dos aviões. Na base desta proibição está o perigo e risco de incêndio das baterias.

No entanto, as baterias dos PCs, smartphones e tablets, levados pelos tripulantes/passageiros não serão abrangidas por esta medida que apenas envolve as baterias de lítio transportadas como carga.

Esta lei irá afectar todas as companhias aéreas e surgiu após vários pedidos feitos por diversos agentes do ramo da aviação.

No entanto sabe-se que esta proibição irá estar em vigor, pelo menos, até ao ano de 2018, altura em que se espera que surjam novas directrizes e regras para o transporte das baterias de lítio.

Safety is always our most fundamental priority in international civil aviation.

This interim prohibition will continue to be in force as separate work continues through ICAO on a new lithium battery packaging performance standard, currently expected by 2018.

Dr. Olumuyiwa Benard Aliu, presidente do conselho da ICAO

Trata-se, assim, de mais uma medida de segurança uma vez que diversos testes já provaram que os sistemas de extinção de incêndios dos aviões não respondem adequadamente, ou seja, não estão aptos a apagar um incêndio provocado pela explosão de uma bateria de lítio.

Exit mobile version