Com os emojis cada vez mais presentes, estes podem ser usados de forma criativa para proteger os utilizadores. Podem ser a solução para melhorar a segurança das passwords e assim garantir aos utilizadores uma proteção adicional que até agora não se esperava. Assim, fica a questão, as passwords com emojis podem ser a solução para garantir ainda mais segurança?
Ninguém gosta de passwords. Demoram muito para serem escritas, são difíceis de lembrar, e a necessidade de um número, um símbolo, uma letra maiúscula e outros carateres só torna a sua criação ainda mais difícil. Se usar a mesma em todos os sites ou se limitar a passwords simples e curtas, mais cedo ou mais tarde, será vítima de um hacker.
Como aliar a praticidade da escrita, a facilidade de recordar e a resistência aos atacantes? Uma maneira interessante, embora incomum, é usar emojis. Sim, os mesmos emoticons 😁 e outros ícones 🔐 que adoramos usar em conversas e publicações nas redes sociais.
Por que deve usar esta novidade nas passwords?
Como existem tantos emojis, a sua password pode ser duas vezes mais curta. Quando se tenta descobrir uma password que contém letras, números e sinais de pontuação, há menos de cem variações para cada símbolo que deve ser escolhido.
No entanto, existem mais de 3.600 emojis padronizados em Unicode, o que permite adicionar força às passwords. Assim, em termos de complexidade, uma password composta por cinco emoticons diferentes equivale a uma password normal de nove caracteres, enquanto sete emojis equivalem a uma password segura de 13 caracteres comuns.
Além disso, os emojis são mais fáceis de memorizar. Em vez de usar um conjunto de letras e números sem sentido, pode compor uma frase lógica e criar um quebra-cabeça emoji baseado nela. Também, os hackers não usam emojis em ataques de força bruta. Várias ferramentas de hacking e dicionários de quebra de passwords incluem combinações de palavras, números e substituições comuns.
Por que não usar emojis para garantir segurança?
Nem todos os serviços aceitam passwords com emojis. Esta utilização foi rejeitada pela Microsoft/Outlook e Google/Gmail. No entanto, o Dropbox e o OpenAI não mostraram problemas em aceitá-lo. Parece ser apenas uma questão de experimentar quais os serviços que os aceitam.
Emojis são mais difíceis de inserir. Embora nos smartphones introduzir emojis seja simples, nos PCs pode ser um pouco mais problemático. Há também a questão de que muitos teclados de smartphones exibem os emojis usados com frequência no topo. É improvável que essas informações ajudem os hackers on-line, mas amigos ou familiares podem adivinhar, ou descobrir a sua password.
Esta pode assim ser a solução para garantir mais segurança para as passwords. É uma forma simples de criar complexidade para a sua descoberta, ao mesmo tempo que reduz o tamanho do texto a ser escrito pelos utilizadores.