Pplware

Passo a passo: saiba se está na lista negra do Banco de Portugal

Quando pede um crédito, seja para uma casa, seja para um carro novo, o seu Mapa de Responsabilidade de Crédito é analisado minuciosamente. A ideia é saber se é um cliente de risco. Mas pode saber se está nesta lista negra. Mostramos-lhe como, é fácil pela internet, basta consultar o Banco de Portugal.


Ninguém gosta de estar numa lista negra. Muito menos se essa lista pode impactar de forma clara o dia a dia das pessoas. Mas também é verdade que as instituições financeiras desejam salvaguardar eventuais problemas quando, por exemplo, emprestam dinheiro a um cidadão ou empresa, ou quando um cartão de crédito não é pago.

É por isso que existe a Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) do Banco de Portugal, a tal lista negra de que ninguém gosta de fazer parte. Basicamente, trata-se de uma base de dados que contém informação sobre todas as responsabilidades de crédito dos particulares e empresas perante as instituições financeiras.

É utilizada para avaliar a capacidade de crédito dos cidadãos e empresas, e inclui informação sobre créditos em incumprimento, isto é, dívidas não pagas. Mas estes dados não estão no segredo dos deuses. Cada pessoa tem o direito de consultar o seu processo e neste artigo vamos-lhe ensinar como lá chegar. Verá que não é difícil.

Como saber se está na lista negra

Acesso ao Portal do Cliente Bancário:

Autenticação:

Consulta de Informações:

Como sair desta lista negra

Esta lista não é uma sentença perpétua. Há maneiras de tirar o sue nome de lá e restaurar a confiança das instituições financeiras. Veja como pode o seu nome sair desta listagem.

Regularização das Dívidas:

Reestruturação de Crédito:

Pedido de Esclarecimento:

Atualização de Registos:

Importância da Consulta Regular

Consultar regularmente a sua situação na CRC é fundamental por várias razões:

Cheques e utilizadores de risco

Além da lista negra, o Banco de Portugal tem uma Lista de Utilizadores de Risco (LUR). Nesta lista constam os nomes de todos os cidadãos e empresas que utilizaram indevidamente cheques. Ou seja, que passaram cheques inválidos ou sem cobertura e não os regularizaram.

É verdade que os cheques estão praticamente em vias de extinção, mas qualquer tipo de utilização deste tipo de pagamentos no passado está sujeito ao necessário escrutínio das autoridades financeiras. Pode consultar online a Lista de Utilizadores de Risco e saber se consta algo em seu nome.

 

Leia também:

Exit mobile version