Já pensou no dia em que todos os smartphones usarão o mesmo carregador? O Parlamento Europeu mostrou preocupações relativamente ao “Lixo Eletrónico” que é atualmente gerado. Em concreto, as toneladas de plástico e metal que são usados nos carregadores de telemóveis e outros dispositivos móveis. Nesse sentido, está em cima da mesa uma proposta de normalização dos carregadores.
A ideia parece agradar os utilizadores, no entanto, há marcas, como o caso da Apple, que não “gostam” deste caminho da uniformização. Será que vai ser desta?
A ideia de ter um padrão de carga comum não é propriamente nova! Em 2009, a Comissão Europeia pressionou e conseguiu popularizar o microUSB em milhões de dispositivos, forçando a Apple a incluir um adaptador microUSB. Alguns anos depois, em meados de 2014, tentaram novamente reivindicar os benefícios para os consumidores, a indústria e o meio ambiente, no entanto, continua tudo na mesma.
Carregadores uniformizados para smartphones e outros sistemas
Agora o tema está de novo em destaque e a Comissão Europeia deve analisar novamente o assunto. O objetivo passa por existirem carregadores uniformizados, que funcionem em todos os smarphones assim como noutros sistemas. As questões ambientais estão na base de uma possível decisão. Segundo dados, por ano existirão 50 mil toneladas de carregadores fora de uso (lixo tecnológico).
Quem não deverá (novamente) gostar deste assunto é a Apple que diz ter já mais de mil milhões de equipamentos com o conetor Lightning.
No debate em sessão plenária, que se realizou na segunda-feira, os eurodeputados mostraram-se céticos sobre a adesão voluntária dos operadores e poderão pedir à Comissão Europeia para criar uma norma vinculativa. O padrão USB Tipo-C deverá ser o indicado para carregamento de dispositivos. De relembrar que atualmente os MacBook e iPads já usam USB Tipo-C.