Pplware

Pais acreditam que os filhos utilizam a Internet de forma segura

Hoje em dia as crianças já nascem programadas para pegar num tablet ou num computador e, em muitos casos, dominam esta tecnologias melhor que os próprios pais.

Contudo, sendo a maioria dos pais mais leigos nestas matérias, estes parecem não estar muito preocupados com a forma como elas interagem com as tecnologias, sobre o que pesquisam na Internet ou com as redes sociais por onde interagem.

Estas afirmações surgem na sequência de um estudo divulgado no Mashable, desenvolvido pela Ebuyer, com o objectivo de perceber a relação que crianças e adolescentes têm com o mundo online.

Os resultados indicam que 83% dos pais acreditam que os filhos utilizam a Internet de forma segura, já que conversam com eles e os advertem para os perigos que correm. Consideram ainda, cerca de 70% deles, que a Internet traz mais benefícios do que propriamente riscos para os seus filhos.

Talvez por isto, são cada vez mais as crianças e adolescentes, dos 3 aos 15 anos, que têm acesso a equipamentos como tablets e smartphones. 27% das crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 15 anos chega mesmo a ter acesso à Internet a partir do smartphone. Contudo, ainda é o envio de SMSs que se mantém no topo das actividades das crianças nestes equipamentos.

Dos resultados apresentados, parece ser preocupante que existam já crianças, entre os 3 e 4 anos de idade, com tablet próprio. Em 2012, apenas 5% das crianças tinham tablet próprio, para no ano seguinte este número subir para os 17%.

A utilização da Internet é generalizada e hoje em dia ela já faz parte da maioria das casas, não só pelas crianças, mas também pelos pais que reconhecem cada vez mais o seu valor. Porém as crianças perecem passar demasiadas horas a navegar. Por semana, as crianças dos 12 aos 15, por exemplo, estão cerca de 17 horas a ver filmes no Youtube, nas redes sociais, ou mesmo a ver conteúdos inapropriados como sites de suicídio, pornografia violenta ou crueldade a animais.

Veja com mais pormenor algumas particularidades desta geração digital no infográfico que se segue.

 

Considera que, na generalidade, as crianças e os adolescentes são responsáveis o suficiente para utilizarem a Internet sozinhos de forma segura?

Exit mobile version