Pplware

Whatsapp Web e a necessidade de libertação do smartphone

Artigo de opinião por Eduardo Granja.

Com o lançamento do Whatsapp web, a necessidade de libertação do smartphone em determinadas alturas do dia foi tornada realidade, pode ser feita uma comunicação mais cómoda e sem necessidade de recurso exaustivo ao smartphone.

Agora, depois da euforia pós lançamento e acalmada a alegria do “desejo tornado realidade” há que ser um pouco realista e fazer a avaliação devida a esta pequena maravilha.

É dada como vantagem a facilidade de autenticação, e é verdadeiramente uma mais-valia quando pensamos numa utilização pessoal e com uma envolvente digna do paraíso, no entanto, será esta facilidade de acesso uma verdadeira mais-valia? Autenticação por um passo com a simples leitura de um QR Code? Excelente!

Ao efetuar o primeiro teste desta aplicação verifiquei algo que me fascinou e preocupou ao mesmo tempo… desde o momento que se pega no smartphone com o objetivo de autenticar no whatsapp Web, até ao momento em que temos toda a informação disponível no PC, decorre menos de um minuto. Muito bom mas… deveras preocupante!

Hoje em dia, mediante a sua facilidade de utilização e o facto de estar “na moda”, o Whatsapp está presente em quase todos, se não todos mesmo, os smartphones. Desta forma, podemos pensar na utilização quer pessoal quer profissional do mesmo para comunicar.

Antes de cairmos num submundo bem profundo e inexistente, podemos pensar no Whatsapp Web como algo excelente para pais de adolescentes, rapidamente podem controlar com facilidade e sem rasto as comunicações dos filhos e desta forma evitar ou pelo menos precaver situações que assombram a atualidade.

No entanto, imaginemos um mundo menos puro, algo puramente imaginário e distante, muito distante da realidade…

Começando por algo extremamente rebuscado e entre a população jovem. Há alguém que nutre um carinho especial por nós e facilmente, num único minuto de acesso ao nosso equipamento, torna-se detentor da nossa lista completa de contactos possuidores de Whatsapp e, a partir daí basta dar largas à imaginação… a qual não precisa de ser muito fértil. Claro que podemos falar em roubo de identidade, e outras questões legais mas… bem vistas as coisas não chega a haver qualquer roubo de identidade nem abuso de confiança, na realidade e perante as outras pessoas somos nós a efetuar as comunicações e pior, sem qualquer hipótese de identificação da origem.

Se quisermos pensar em algo menos rebuscado, podemos simplesmente pensar na hipótese de alguém, num simples minuto, ter acesso ao nosso histórico do Whatsapp… não poderá ser igualmente mau?

Falando agora do meio profissional e, sem dúvida alguma, continuando no mundo imaginário. Uma simples ida à copa buscar um café ou uma ida ao WC, dá aso a que qualquer pessoa possa ter facilmente acesso a dados privados ou até mesmo profissionais. Podemos falar da simples tentativa de chatear, mas também podemos chegar a situações bem mais complicadas… imaginárias, claro!

Será isto assim tão preocupante? Não. As hipóteses apresentadas cingem-se ao mundo imaginário! Ou será que não?

É certo que vivemos numa era em que a segurança, para além de preocupação, tem vindo a ser provado de diversas formas que é absolutamente falível. Há um sem número de formas de violar proteções de informação mas… não estaremos a menosprezar em demasia as potencialidades desta aplicação e a minimizar a realidade relativamente à população utilizadora? Não seria bem mais agradável uma autenticação em dois ou três passos? ou qualquer outra solução para melhorar credibilidade no que concerne a segurança? Penso que, apesar de ser uma aplicação extremamente útil, com o nível de segurança atual poderá levar a uma diminuição de utilizadores de Whatsapp perante o receio real de perda de privacidade.

Estarei num mundo imaginário? Nem tanto. Perante a demonstração desta facilidade de acesso a diversos utilizadores, tive dois tipos de reações: Vou deixar de utilizar! ou… A partir de agora o meu telemóvel é parte integrante do meu corpo!

Será esta a ideia com o lançamento do Whatsapp Web? Estranho seria que assim fosse…

Claro que podemos abordar esta questão pensando na segurança dos equipamentos. Utilização de PIN de desbloqueio, ou outro tipo de autenticações para desbloqueio do nosso smartphone. Mas devemos considerar as aplicações parte integrante dos equipamentos e como tal a segurança dos mesmos ser considerada como segurança das referidas aplicações? Não me parece.

Mas a realidade é que todas as hipóteses apresentadas em nada estão relacionadas com a população utilizadora de Whatsapp. Todos somos pertencentes a um mundo paradisíaco em que ninguém jamais ousaria tentar ter acesso à nossa informação. Por isso, que seja bem-vindo o Whatsapp Web, que tanta falta fazia.

Exit mobile version