Pplware

Será o Java o Futuro? Ou o .NET dominará?

Ainda me lembro o dia em que entrei para o ensino superior e numa das primeiras aulas de programação comecei a programar em Pascal. Para iniciar no mundo da programação, o Pascal era uma linguagem de programação bastante flexível onde poderíamos aplicar os conhecimentos da disciplina de Algoritmos.

Depois veio a linguagem de programação C, seguiu-se o C++ da Borland (para introdução à programação orientada por objectos) até que no 4º ano aparece o Java. No início foi um bocado complicado perceber a filosofia do Java, mas depois torna-se uma linguagem apetecível.

Ao longo do meu percurso académico da Licenciatura ainda aprendi PHP, JSP, ASP, NesC e o complicadíssimo PROLOG (linguagem virada para a área da Inteligência Artificial). Já no mestrado, entrei no mundo do .NET e conheci o enorme potencial desta framework da Microsoft, tanto para aplicações Desktop como para aplicações para dispositivos Móveis.

No entanto, e considerando que a minha área profissional é mais virada para o mundo das redes, há sempre umas questões que coloco aos meus amigos programadores:

Porque se dá tanta importância .NET, quando a maioria dos servidores continuam a ser baseados em Linux e nesse sentido não correm aplicações realizadas em .NET? (segundo alguns estudos, 20% do mercado pertence a servidores Windows e +65% para Linux). Além disso, normalmente o alojamento baseado em servidores Linux é mais barato que o alojamento em servidores Windows.

Será o Java o futuro, pois é uma linguagem aberta?

O site JavaWorld disponibiliza um trailer de um filme chamado “java 4-ever” que mostra um jovem que nasceu no seio de uma família obececada pela Microsoft, e devido a algumas situações, “apaixona-se” pelo Java e pelo mundo Open Source.

Acompanhem o vídeo, achei bastante interessante e divertido.

Indo de encontro ao que se já realizou em outros artigos, pretende-se criar uma “mesa redonda virtual” e saber a vossa opinião sobre o que nos espera relativamente às linguagens de programação.

Qual a vossa opinião? Será o Java uma linguagem de programação com futuro, ou o .NET dominará o mercado? Acha que surgirão novas linguagens de programação?

Este artigo tem como principal objectivo saber o que os nossos utilizadores esperam do futuro, pois cada linguagem de programação tem as suas próprias qualidades e características.

Exit mobile version