Pplware

A sempiterna velha “nova Microsoft”

“Lanço daqui um apelo público: a todos os Portugueses que correm o Windows 7 no seu PC, não adoptem o Windows 10.” – David Baptista

Num momento em que o Windows 10 é aguardado com muita expectativa, até porque são muitas as novidades e novas tecnologias implementadas, surge um “alerta” para que utilizadores do Windows portugueses não adoptem o Windows 10.

O problema está no Acordo Ortográfico!

Num artigo de opinião publicado este Domingo no Jornal Público, David Baptista, Jurista e Politólogo levanta o véu ao Acordo Ortográfico no Windows 10.

O jurista começa por fazer um ponto de situação da actual Microsoft referindo que: «Findo o reinado dos PCs, a Microsoft viu-se destronada do monopólio informático que deteve durante perto de 20 anos. Se o iPhone sangrou o seu Windows Mobile, o Android da Google arrasou-lhes qualquer hipótese de sucesso no mercado dos telemóveis».

Depois do insucesso do Windows 8, a Microsoft apressou-se a lançar o Windows 10 que era suposto que voltasse a ser amado por todos , desenvolvido com o feedback de todos e ser para TODOS. Mas… todos não inclui os Portugueses, especialmente a maioria dos Portugueses que recusa aquilo a que muitos chamam de Aborto Ortográfico de 1990.

O Jurista solicitou à Microsft que disponibilizasse o Windows 10 com a opção de escolher duas variantes ortográficas: aquela em bom português pré-AO90 e aqueloutra em Acordês. 7820 votos depois, a Microsoft decidiu que o Windows 10 não era para os utilizadores de bom português. A resposta?

Queremos que o Windows 10 seja o melhor Windows para todos os consumidores Portugueses. Compreendemos a importância de ter a ortografia Portuguesa pré-reforma no Windows 10 e fizemos todos os esforços para o conseguir. No entanto, a Microsoft Corp. decidiu ter apenas uma ortografia do Português no Windows 10, a pós-reforma que foi legalmente adoptada em Portugal. Caso ocorram mudanças significativas, como uma reversão na reforma nos próximos anos, sancionada pelo Governo, a Microsoft Corp. pode reconsiderar esta decisão.

Resposta da Microsoft

Com base na resposta, David Baptista não tem dúvidas que a “nova Microsoft” é exactamente igual à antiga. Uma corporação interesseira e obediente que se está nas tintas para os utilizadores desde que isso signifique ficar nas boas graças da corrupção Estatal.

O que a Microsoft quer é que “o Windows 10 seja o melhor Windows para o Estado Português. …O AO90 não está legalmente em vigor em Portugal. O AO90 está a ser imposto ilegalmente pela força coerciva do Estado Português. Mas o seu uso pelo Estado não o torna legal. Também há corrupção no Estado Português…e não é por isso que a corrupção passa a ser legal, sabiam? Se calhar não.

David Baptista

O Jurista vai ainda mais longe referindo que à Microsoft o que importa é ter a “sanção do Governo”:

À Microsoft pouco importa a Lei ou os utilizadores. O importante é ter a sanção do Governo, seja ele qual for. Porquê? Ora, essa é a resposta fácil: a Microsoft tem negócios de milhares de euros com o Estado Português! Vão a uma repartição pública e que sistema operativo corre nos computadores? Windows. Vão a uma aula de ITIC numa escola e que sistema operativo é ensinado às crianças? Windows.

David Baptista termina o texto referindo que espera que a “correcção de ortografia do Português” no Windows 10 não seja o Português Brasileiro e que fundo, as negociatas do Estado é que mandam na vossa Língua, Portugueses.

Em contacto directo com a Microsoft, o Pplware esclareceu e obteve a confirmação de que o novo Windows 10 estará disponível a partir de 29 de Julho em português de Portugal. No mesmo contacto, a Microsoft aproveitou para esclarecer que “ouviu e analisou cuidadosamente as questões colocadas por um conjunto de utilizadores Portugueses no Windows Insiders. Prevaleceu a responsabilidade de ter um sistema operativo estável e seguro, com um suporte contínuo através de actualizações futuras. Manter duas versões de Windows 10 (pré e pós acordo) compromete a qualidade e a disponibilização de novas funcionalidades para todos os utilizadores.

Tal como já o faz actualmente no Windows 8.1 e no restante software que publica em português, a versão disponível é a versão do português pós acordo ortográfico.

Importa salientar que, no caso do Office, a ferramenta de produção de informação por excelência, continuará a ser dada ao utilizador a possibilidade de escolha da versão do português pré ou pós acordo ortográfico.”

Qual a sua opinião sobre o AO e o Windows 10?

Artigo completo aqui.

Exit mobile version