Pplware

Haverá amor à primeira tecla?

Um pequeno artigo de opinião sobre os relacionamentos online…

Será possível apaixonarmo-nos por alguém que conhecemos pela Internet?

Será esse amor tão ou mais intenso que outro que acontece de forma ‘convencional’? Como sabemos que estamos apaixonados por alguém online? De que forma isso nos afecta e… porque afecta? Podemos escolher aqueles de quem gostamos ou… tal como à primeira vista, haverá amor à primeira tecla, sem margem para questionamentos?

Cada vez são mais comuns as histórias de casais que se conheceram através da Internet, nas redes sociais, num qualquer chat, através também de jogos como o Warcraft, aplicações como o Tinder ou outras vias de comunicação online.

No entanto, sempre que ouvimos algo como ‘Conhecemo-nos através da Internet‘, tendemos a desvalorizar essa mesma relação e, por norma, já perspectivamos o fim daquele ‘amor virtual’.

Mas a verdade é que muitos desses casais mantém o seu relacionamento durante vários anos e muitos são aqueles que casam e têm filhos com a sua alma gémea que encontraram de forma virtual.

Alguns estudos defendem que o namoro online é diferente do namoro ‘tradicional’ e, muitas vezes, as pessoas procuram o amor através da Internet uma vez que não encontram o par ideal na zona onde vivem, tornando-se, assim, o virtual, a forma encontrada para melhorarem as suas vidas, nomeadamente no campo afectivo.

Outro estudo, divulgado em 2013, afirma que mais de 1/3 dos casamentos americanos tem início via Internet e concluiu ainda que estes relacionamentos deixam os casais mais felizes, havendo menos casos de divórcio comparativamente com o relacionamento tradicional.

Segundo o site StatisticBrain, são já 41,250,000 o número de americanos que já experimentaram o namoro online. Na imagem seguinte podemos verificar alguns factos do namoro online:

São várias as vantagens de conhecer ou tentar encontrar a alma gémea online, mas também existem aspectos menos positivos. Vamos indicar alguns:

Vantagens

Desvantagens

O panorama tem vindo a mudar e é importante que as pessoas se consiencializem que namorar online não deve ser considerado ‘anormal’ ou pelo menos não devemos agoirar o fim daquela relação apenas porque teve o seu início de outra forma que não a convencional. Há cada vez mais jovens, adultos e até mesmo idosos que encontram na Internet uma forma de dar um ânimo aos seus sentimentos.

No entanto, é imprescindível ter atenção redobrada e tentar ao máximo ter a certeza de quem é a pessoa que está do outro lado, à qual estamos a contar histórias da nossa vida, partilhar uma certa intimidade, fotografias, dados pessoais, etc.

Aconselho a verem o filme/série CatFish – vejam aqui completo no Youtube – onde aborda a temática dos namoros online, focando-se nos perfis falsos que são construídos para enganarem as pessoas.

Assim sendo, a questão é: Haverá amor à primeira tecla?

Poderão os relacionamentos online ser tão ou mais fortes e verdadeiros quanto os convencionais? Já se apaixonaram por alguém pela Internet? Conte-nos a sua história e dê-nos uma opniao sobre este tema.

Exit mobile version