Por João Nascimento para o Pplware
Ainda me lembro quando comecei a ter contacto com computadores. Tinha de arranjar o CD com o programa X ou o jogo Y para poder instalar no computador que estava a utilizar. Passados alguns anos, o método passou a ser completamente diferente…. uma pen, até porque os meus colegas tinham uma boa largura de banda para poder descarregar algum software ou jogos. Actualmente basta-me estar ligado à Internet, em qualquer local, e posso fazer download ou simplesmente usar qualquer ferramenta que se encontre disponível online. Mas serão estas ferramentas Web o presente/futuro?
Apesar de ainda utilizar o método acima descrito, desde há uns meses para cá tenho encontrado na própria Internet algumas ferramentas que não precisam de ser instaladas no computador para serem utilizadas. Hoje em dia, basta um browser e temos acesso a processadores de texto, folhas de cálculo, programas de apresentação de slides, calendários, agendas, conversão de vídeos, aplicações de desenho, jogos, etc…
Linha orientadoras para o debate
- Vivemos na era dos netbooks, tablets, smartphones….na era da portabilidade e da mobilidade.. Será que o desktop está atualmente em vias de extinção?
- Não será atualmente bem mais fácil e cómodo utilizar estas aplicações da web? O presente/futuro não será esse? Tudo o que precisamos (ou quase tudo) utilizar não o poderemos encontrar hoje na Web?
- Daqui a uns anos (poucos anos) não será bem mais cómodo ter apenas um browser instalado, com um sistema operativo base que nos permite aceder a todos os serviços disponibilizados na web? Isso já hoje se passa um pouco com o aparecimento de alguns sistemas operativos na cloud como o Jolicloud. Acho até, que independentemente do sistema operativo que estamos a utilizar, seja ele pago ou grátis, que necessite de grandes recursos para correr ou não, podemos correr com facilidade qualquer uma destas aplicações.
- Qual a vossa ideia para o futuro, no segmento das aplicações? Tudo será virado para a Web ou será reforçado o segmente de aplicações para dispositivos móveis?
Nota final
Espero num próximo artigo poder apresentar uma lista de algumas aplicações na web que facilmente podem substituir algumas aplicações desktop. Assim, utilizadores básicos, ou com máquinas que não possuem grandes recursos, bastando talvez apenas um browser poder facilmente realizar um trabalho académico, a contabilidade pessoal, uma apresentação, etc…
E vocês acham que o futuro passará por serviços na web?