Com a pandemia da COVID-19 a tomar proporções nunca antes vistas em vários países, muitas empresas estão a implementar algumas medidas face a quem ainda não aderiu à vacinação.
Neste sentido, sabe-se agora que a operadora móvel alemã T-Mobile vai despedir os funcionários que não estão vacinados contra a COVID-19.
T-Mobile vai demitir quem não esteja vacinado
A operadora móvel alemã T-Mobile anunciou que vai demitir os seus funcionários que não estejam totalmente vacinados contra a COVID-19. De acordo com um e-mail interno que terá sido visualizado pelo site Bloomberg, a empresa estabeleceu o dia 2 de abril como a data limite para que os trabalhadores sejam vacinados. Caso contrário podem mesmo ser obrigados a deixar as suas funções.
Segundo o que foi revelado, a diretora de recursos humanos da T-Mobile, Deeanee King, disse que os funcionários que receberem apenas uma dose da vacina após o dia 21 de fevereiro, serão dispensados sem direito a pagamento.
Num comunicado ao The Verge, a empresa referiu que o seu sistema de passe digital vai determinar o estado de vacinação dos funcionários:
Os locais da T-Mobile com controlo de credenciais permanecem acessíveis apenas para quem está vacinado contra o COVID-19.
Partilhamos com os funcionários a informação de que estamos a exigir que os trabalhadores de escritório estejam totalmente vacinados até ao dia 2 de abril.
Contudo, a T-Mobile afirmou ainda que haverá algumas exceções para “determinadas funções, locais, trabalhos e isenções legalmente obrigatórias“.
Segundo o Bloomberg, estas medidas aplicam-se aos funcionários da empresa que trabalham regular e ocasionalmente no escritório da T-Mobile. Já os funcionários de atendimento ao público terão que receber a primeira dose da vacina até 21 de fevereiro, mas não serão colocados em regime de licença sem vencimento caso não o façam.
Ainda ao The Verge, a empresa alemã explicou que:
Entendemos que é uma decisão profundamente pessoal para alguns funcionários, mas acreditamos que tomar esta ação nos vai colocar numa melhor posição para proteger a nossa comunidade T-Mobile.
Desta forma, a empresa junta-se a muitas outras, sobretudo do ramo tecnológico, com medidas contra os trabalhadores que ainda não foram totalmente vacinados.