Pplware

ON/OFF: Férias e Smartphones

Como utilizam os Europeus o smartphone em viagem.

A utilização de tecnologia móvel em viagens é cada vez maior. Actualmente, 9 em cada 10 turistas europeus usam o smartphone durante as suas férias e os números não param de crescer. O smartphone em viagem serve para encontrar informação local, para partilhar fotos nas redes sociais, para fazer compras e reservas online e muito mais.

Para perceber melhor o comportamento dos turistas face à utilização do smartphone durante as viagens, a eDreams, agência de viagens online, elaborou um relatório com base numa sondagem feita via Facebook em vários países europeus, incluindo Portugal.

No passado mês de Dezembro, a agência de viagens online, eDreams, disponibilizou nas suas páginas de Facebook em Portugal, Espanha, Itália, França, Reino Unido e Alemanha, um questionário a fim de perceber a relação que os turistas têm com os dispositivos móveis, nomeadamente com o smartphone, durante as suas férias.

Os resultados confirmaram o que todos nós já sabemos, que estamos cada vez mais dependentes destes equipamentos e que o acto de desligar o telemóvel para não ser incomodado durante o tempo de descanso e lazer já deixou de fazer parte da vida de muita gente.

Antes de sair do aeroporto tira-se um selfie com o avião de fundo, à chegada ao destino deixa-se um post no Facebook a avisar que chegou e está tudo bem, chega-se ao Hotel e procura-se um restaurante na zona para jantar, depois fotografa-se e partilha-se no Instagram a refeição. No dia seguinte procuram-se os melhores locais para visitar… e é assim durante uma semana sempre de smartphone na mão.

De uma forma geral são os jovens adultos que parecem não dispensar o smartphone durante as férias, já que 62% dos que responderam ao inquérito tinham idades compreendidas entre os 18 e os 32 anos e 28% entre os 33 e os 45. A juntar a estes dados há que referir que 56% das respostas foram dadas por homens.

Segundo os resultados do inquérito, apenas 1 em cada 10 europeus dispensa a utilização do telemóvel durante as férias, demonstrando isto que os turistas não querem estar totalmente desligados durante as suas viagens e consideram o dispositivo essencial nas suas vidas. Por exemplo, 15% dos inquiridos admitem utilizar o smartphone durante as férias a cada hora, 57% várias vezes ao dia e apenas 13% nunca ou quase nunca pegam no telefone.

E para que serve o smartphone sem acesso à Internet? Para muito pouco, por isso a escolha do hotel, na grande maioria dos casos, é influenciada pela existência de ligação Wi-Fi.

Enquanto que a maioria dos inquiridos dá várias utilizações ao smartphone, como estar em contacto com os familiares e amigos, tirar fotografias, pesquisar informação, ver mapas e direcções e até fazer compras, os italianos e alemães utiliza-no maioritariamente para pesquisa de informação na Internet.

Apesar de 76% dos turistas estar permanentemente ligado ao Facebook durante as suas férias, existem ainda 13% deles que não acede a qualquer rede social. Depois, existe uma série de outras aplicações úteis durante as viagens, sendo que o Google Maps é das mais utilizadas (64%). Para comunicar, os turistas elegem a Whatsapp.

A compra de bilhetes para transporte, a reserva de hotéis, bilhetes para eventos locais e os serviços de táxi, são os serviços mais requisitados online por grande parte dos turistas.

Para concluir o estudo, os turistas apontaram algumas aplicações que deveriam ser melhoradas para facilitar as viagens, nomeadamente os guias turísticos e as recomendações locais.

Identifica-se com este estudo? Qual a sua relação com o smartphone durante as férias?

Fonte | eDreams

Exit mobile version