Já não é de agora que surge o assunto do presidente Barack Obama resolver substituir o seu amado Blackberry por um outro equipamento mais sofisticado.
Com as mais recentes declarações de uma pessoa ligada à Casa Branca, pode estar para breve essa substituição já que estão a ser feitos testes a equipamentos Android das fabricantes Samsung e LG.
Os testes estão numa fase inicial e estão a ser realizados pela equipa interna de tecnologia e da Agência de Comunicações da Casa Branca. Segundo a fonte, ainda serão necessários vários meses até que haja uma confirmação de que se realmente irá haver substituição do seguro BlackBerry do presidente Barack Obama.
We can confirm that the White House Communications Agency, consistent with the rest of the Department of Defense, is piloting and using a variety of mobile devices.
Nenhuma das empresas envolvidas, Samsung ou LG, confirmam os referidos testes, por outro lado o porta voz da BlackBerry falou o que toda a gente sabe, o governo americano preferir esta fabricante devido às suas rígidas politicas de segurança e pela segurança que o sistema operativo oferece.
For more than a decade, BlackBerry has been securing the U.S. government’s mobile communications and only BlackBerry is designed to meet the high-security needs of U.S. and allied government agencies.
Sendo o Android um sistema com uma estrutura não muito segura e o iOS podendo oferecer as exigências das equipas de segurança da Casa Branca, porque não usar?
De volta a Dezembro, escrevemos um artigo de umas declarações feitas pelo próprio Barack Obama que por questões de segurança não podia usar iPhone, apesar de usar um iPad.
I’m not allowed for security reasons to have an iPhone…
Não se sabe quais são as razões especificas de não puder usar um iPhone, mas uma delas poderá ser de não haver margem monetária para o pedido à Apple do fabrico de uma versão personalizada do iOS com as exigências das agências de segurança da Casa Branca.
Caso venha mesmo a ser implementado equipamentos Android, com toda a certeza que serão feitas enormes modificações ao software original, seja pelas mãos da fabricante escolhida seja por outra empresa qualquer.
As questões de segurança do Android podem ser facilmente resolvidas se as fabricantes começarem a ter em consideração esse ponto e destacarem equipas especializadas para resolverem vulnerabilidades. Apesar do Android não ter sido construído sobre uma estrutura segura não quer dizer que a Google seja a única responsável e a preocupar-se com isso.
Também o facto de ser o sistema operativo móvel mais usado e por ser open source, faz com que a percentagem de malwares e de ataques sejam enormes. Parte da percentagem de malwares é culpa da Google, por não ter uma politica rígida na sua loja de aplicações como a Apple tem na App Store.
O presidente Obama tem o seu mandato até 2017, até lá é possível o contrato que existe com a RIM venha a terminar, apesar da BlackBerry ser a fabricante preferida e usada durante anos para fornecimento de equipamentos móveis para a Casa Branca. Outros sistemas e fabricantes (Android e iOS) também procuram o mesmo privilégio, incluindo a Google que via o seu sistema como o preferido pelo governo americano.