A estreia de uma das maiores empresas da Internet na bolsa não podia passar despercebida, não apenas pelos curiosos mas também pelos investidores.
Esta foi a maior Oferta Pública Inicial (IPO) de uma empresa tecnológica na bolsa e era muito ansiada, alimentada por todas as expectativas que foram criadas desde que esta foi anunciada. A verdade é que os resultados iniciais ficaram longe das expectativas mais optimistas e a estreia do Facebook na Bolsa de Nova York não terminou o dia com os resultados elevados esperados.
No início da sessão de hoje da Bolsa de Nova York o Facebook lançou para o mercado 421.233.615 acções ao preço unitário de 38 dólares.
Após uma procura elevada por parte dos investidores, que levou a que o preço das acções subisse 10%, o final do dia mostrou uma realidade diferente, tendo o dia fechado com o preço por acção a apenas 0.7% acima do preço do início de sessão, tendo o preço do final do dia ficado em $38,36.
Os valores que as acções do Facebook atingiram a meio da sessão colocavam o valor da empresa nos 112 mil milhões de dólares, cotando-a acima de empresas como a Yahoo, Hewlett-Packard ou Cisco.
A oferta das acções do Facebook teve apenas um pequeno percalço ao ser atrasada meia hora devido a pequenos problemas técnicos.
Os mais de quatrocentos milhões de acções colocadas no mercado representam cerca de 20% das acções da empresa, um valor bem superior ao que as suas rivais colocaram no mercado aquando da sua colocação em bolsa.
Apesar do deslize final do dia, os analistas concordam que esta IPO não foi um fracasso,que o Facebook vai recuperar nos próximos dias e vai valorizar para valores muito mais interessantes.
Dificilmente atingirá valores como os da Google ou até da Apple, mas a sua chegada ao mercado é ainda muito recente e os investidores pretendem avaliar com cautela a aceitação e o comportamento do Facebook na bolsa.
Está assim terminada toda a especulação, os rumores e expectativas sobre a chegada à bolsa do Facebook. Está concretizada a IPO e resta agora ver como o mercado evolui e a aceitação dos investidores.