Pplware

O Gimp está bonito…

Falamos aqui há dias nas alterações estruturais que o Gimp está a sofrer e que será a bandeira da próxima versão. Colocar numa única janela os diversos módulos que formam o Gimp irá projectar esta que é a mais mediática ferramenta de edição de imagem Open Source. Hoje apareceram mais imagens já da versão pronta. Está bonito o Gimp!

Conforme podem reparar na imagem, o Gimp está estruturalmente mais interessante e prático. Esta nova forma de trabalho irá agradar a muitos editores que imagem que apontavam esta falha ao programa. Também será um grande passo no cimentar do Gimp como a grande alternativa ao Adobe Photoshop, balançando de sobremaneira a preponderância técnica deste sobre o Gimp.

Esta versão que irá sair, conforme já referimos antes, suportará múltiplas imagens dentro de uma única janela (muito ao estilo do Photoshop CS4), numa barra de tarefas em cima expondo as imagens em miniaturas. Além destas alterações, o Gimp 2.8 trará outras ferramentas refinadas e ajustadas. Veremos assim o maior passo na curta vida deste editor.

Sem dúvida que será um passo importante para captar utilizadores a este mundo da edição de imagem… deixo uma questão: será que teremos o Gimp 2.8 com idioma português?

Fica a sugestão.

Para quem quiser já experimentar em Linux esta nova versão, mesmo com toda a instabilidade própria de um estado “alpha” poderá ver neste site os passos necessários para a sua instalação.

Exit mobile version