Pplware

O Dia B… faz 10 anos!!!

HOJE O PPLWARE.COM FAZ 10 ANOS

10 Anos, sim, estamos cá há uma década. A culpa é vossa, obrigado!

São milhares de horas de trabalho, são dias em que muitas vezes nem a luz do sol se consegue ver directamente, mas acima de tudo, é muito prazer pelo que se faz. É uma ambição de fazer melhor que motiva esta equipa, “quem está do outro lado do ecrã merece”, ouve-se em surdina nos comentários pelos corredores virtuais de uma estrutura pendurada no online. “Modernices” como os mais velhos apelidam o que fazemos.

Vamos para mais 10 e contamos convosco.

O projecto começou com o intuito de partilhar conhecimento, de ajudar, obtendo auxílio de qualquer parte do mundo, tendo como canal de comunicação a língua portuguesa.

 

Tudo começou assim:

O Dia B…

é mesmo hoje. Finalmente coloquei no ar o blog. Já estava um pouco farto de ouvir tanto comentário quanto à minha resistência aos blogs e à crescente “blogosferomania”. Agora para ele crescer, tenho de o alimentar, com qualidade, utilidade e acima de tudo, curiosidade!

Mãos à Obra!

A cada ano, novas etapas são cumpridas e novos desafios são propostos a esta equipa fantástica. Cada um dos colaboradores realiza um trabalho com base no conhecimento e experiência, o que nos leva a  um trabalho diferente  e mais prático.

Essa experiência aumenta também o conhecimento dos colaboradores, estes acrescentam mais valia à sua bagagem cultural quer com a experiência nacional quer internacional.

Além de acompanharmos e apoiarmos projectos tecnológicos a nível nacional, o Pplware  tem também a sua vertente social e solidária, através da angariação de bens para Instituições carenciadas.

Recentemente ultrapassamos a barreira dos 30 mil artigos publicados, é um marco importante mas é mais uma etapa superada, cada ano acrescenta responsabilidade mas, acima de tudo, acrescenta horizontes que queremos alcançar.

 

Ano 2005

O Ano de 2005 foi o arranque após o Bites & Bytes. Agora tudo era desconhecido e era uma aprendizagem constante, uma procura atenta pelo que existia na web, acima de tudo, perceber o que não existia e fazia falta! Há uma referência nessa altura que influenciou em muito o início, You’ve Got Mail… um blog que ficou para a história, nem que seja a do pplware.com!

 

Ano 2006

A assiduidade foi sendo uma constante e em 2006 o Pplware tinha uma relevância e visibilidade substancialmente maior. Nessa altura o grande passo foi adquirir um domínio que nos distingisse. O então esgotado vitorm.webhs.org deu lugar ao www.pplware.com. Começava assim em finais de 2006 uma nova etapa. Ainda se lembram quem ajudou à criação do nome actual? Pedro Nunes, foi uma peça importante no tema!

 

Ano 2007

2007 foi importante no consolidar da equipa que passou a alimentar o blog em muitas outras áreas, com a entrada do Pedro Pinto e do Pedro Simões. A diversidade estava assegurada, partíamos agora para novos voos.

 

Ano 2008

Em 2008 o tempo é de inovação e nesta altura já a equipa contava com esporádicos mas dedicados colaboradores. Em Agosto de 2008 foi lançado o Fórum do pplware.com e nasce assim o primeiro apêndice ao projecto inicial.

 

Ano 2009

Em Agosto de 2009 o pplware.com integra a rede Sapo, na área de Tecnologia. O Portal Sapo, o maior portal português, adicionou no ranking Netscope da Marktest o pplware.com à sua marca, Tek Sapo, levando a área Sapo Tecnologia da posição 61 à actual posição 22 (3º lugar no universo Sapo). É um facto que muito nos orgulha.

 

Ano 2010

Com alguma experiência e com assiduidade informativa no que toca ao panorama mundial tecnológico, o pplware tem reforçado a sua posição como canal de confiança para todos os que seguem as tendências tecnológicas. Somos o sétimo canal mais influente dentro da vastíssima rede Sapo e temos assegurado o nosso papel no ranking nacional. É também este um facto que muito nos orgulha.

 

Ano 2011

Este foi um ano de afirmação na liderança conquistada nos últimos anos. Foi um ano que iniciou com fortes convicções e terminou com um magnífico projecto de solidariedade. O ano de 2011 preparou uma nova fase, da vida do PPLWARE.COM, e é já com essa perspectiva neste ano 2012, ano do sétimo aniversário, que estamos mais perto dos nossos visitantes: estamos em “digressão” pelo país e isso tudo derivado a um ano de 2011 cheio de grande empenho.

 

Ano 2012

Foi um ano “atrevido”, um ano onde estivemos “out of the box”, mais próximo dos nossos visitantes, em vários fóruns e onde, pela primeira vez, estivemos em contacto com os nossos leitores, mostrando o que fazemos na realidade, que é testar e escrever as conclusões, mostrando os processos.

Foi um ano produtivo e com muitas acções internacionais, Londres, Madrid, Berlin, Barcelona, Los Angeles… estivemos em vários eventos internacionais a acompanhar o que mais importante se faz na esfera tecnológica.

Um agradecimento muito especial também a todos os membros da nossa comunidade Pplware Linux que partilham nesse espaço conhecimento e onde o espirito de entre ajuda está sempre presente. É mais um sucesso de 2012.

Porque os números, por vezes são importantes, neste segmento, e a título de curiosidade, só o site principal, pplware.sapo.pt teve, no ano de 2012, mais de 60 milhões de PV, que somando o fórum e outros projectos anexos, dá um número grande… que queremos ultrapassar este ano… e já vamos no bom caminho!!!

Fórum tecnológico pplware Fnac Viseu

 

Ano 2013

Foi um ano de muito empenho, um ano de grandes novidades. Diria mesmo que foi o ano mais produtivo até à data. Começamos com o lançamento de um projecto que começou com muito carinho, o Pplware Kids:

Um site desenvolvido para crianças mas que actualmente evoluiu para informar outras faixas etárias

É um projecto que serve os utilizadores do 5 aos 90 anos. Tem uma escrita simples, muito detalhada mas com a facilidade para quem está a dar os primeiros passos.

O Pplware acompanhou eventos pelo mundo fora, conhecemos os mentores internacionais das tecnologias que actualmente estão a dar cartas no mercado mundial. A IFA 2013 foi disso um exemplo.

O Pplware cobriu durante 3 dias um dos mais importantes certames de tecnologia do mundo

O ano trouxe também novidades noutros segmentos. Nasceu o USADOS PPLWARE, uma plataforma de classificados que pretende ser mais segura, dedicada à tecnologia e mais rápida para o utilizador vender o seu produto usado. Está a crescer, tem conquistado paulatinamente a confiança dos utilizadores e foi mais um grande passo para o pplware.

A mais moderna plataforma de classificados de tecnologia

Mas não haveríamos de terminar o ano sem um grande evento. Desta feita um evento à escala nacional (com convidados internacionais) sobre segurança. O Create Tech 2013 foi um evento fantástico que trouxe à cidade da Guarda especialistas nas mais diversas áreas da segurança informática.

Um evento com a participação do IPG e PPLWARE

A Internet espia-nos foi o tema que trouxe ao evento conhecimento e muita informação, quer ao nível do utilizador comum, quer ao nível das grandes empresas. É um evento que se repetirá anualmente.

Foi, de facto, um ano brilhante, onde o site principal, o www.pplware.com obteve mais de 75 milhões de páginas vistas. Um número que somado aos projectos forum.pplware.com, kids.pplware.com e usados.pplware.sapo.pt… faz um número grande e que nos orgulha. Tudo graças ao vosso gosto por tecnologia.

 

Ano 2014

 

Este foi um ano de crescimento acelerado e com muitos projectos para gerir. Apareceram nesses projectos as dores de crescimento mas ainda assim lançamos o EmpresasHoje.pt. Foi uma exigência do mercado e o desafio foi aceite.

2014 trouxe também mais uma ferramenta que estava em falta, a nossa newsletter que conta já com mais de 50 mil subscritores.

Nasceu a nossa distribuição para Raspberry, a Pipplware e é hoje uma das distribuições mais usadas no mundo de língua portuguesa.

Corremos meia Europa a cobrir eventos, e acompanhamos de perto os grandes lançamentos tecnológicos que o mundo viu aparecer. Foi de facto um ano brilhante mas duro!

 

 

O Rosto Pplware

A longo dos anos fomos adaptando a nossa imagem e fomos melhorando o aspecto gráfico. Os vários templates aumentavam sucessivamente a nossa oferta informativa e permitiam uma maior dinâmica com os visitantes. Para os que não se lembram, deixamos as imagens do nosso aspecto inicial até aos dias de hoje.

Template v1.0

 

Template v2.0

 

Template v3.0

 

Template v4.0

 

Template v4.1

 

Template v5.0

Embora tivesse sido prometido em 2014, tal não foi possível pelas muitas alterações que pretendíamos. Assim a promessa de responsavidade, de dinamismo, de usabilidade está cumprida.

 

 

Em resumo…

Esta resenha histórica obriga-nos a nunca nos desligarmos do nosso cordão umbilical, permanecendo estoicamente os princípios que originaram Pplware.com.

2015 terá a continuidade de mais novidade fora de portas, novas versões nas nossas aplicações para o segmento mobile e novidades nos sistemas operativos para desktops. Mas hoje ainda teremos mais novidades.

Obrigado a todos, fiquem para a festa, são os nosso convidados de honra.

Exit mobile version