Ontem foi o último dia que a Microsoft forneceu suporte a um dos seus mais bem sucedidos sistemas operativos de sempre.
O fim do Windows XP marca o fim de uma era e também o fim de um sistema que muitos mantiveram a funcionar e que era suficientemente estável e seguro para ser usado no dia-a-dia.
Mas o que muitos deixaram passar ao lado foi outro fim, e este muito mais feliz e esperado! O fim do Windows XP trouxe também o fim do browser mais odiado de sempre da Internet, o Internet Explorer 6!
O Internet Explorer 6 surgiu em 2001 com a chegada do Windows XP. Este foi o browser mais usado durante anos a fio e também o que mais utilizadores cativou, numa altura em que as alternativas eram ainda escassas e a Internet não estava massificada da forma como hoje a conhecemos.
Mas para além de ser um dos browsers mais usados, ainda hoje tem uma elevada quota de mercado, o Internet Explorer 6 foi também um dos browsers que mais problemas de segurança apresentaram ao longo dos anos.
Depois de ter começado a descontinuar este browser, não apenas com o lançamento de novas versões, mas também com o anunciado fim do suporte para este ano, foi agora finalmente terminada a sua existência e suporte, junto do Windows XP e do Office 2003.
Várias foram as campanhas lançadas para terminar com o Internet Explorer 6, muitas delas vindas de dentro da própria Microsoft, que pretendia a todo o custo terminar com este browser e fazer os utilizadores avançarem para versões mais recentes e com muitas mais funcionalidades, mas a verdade é que o IE6 continuou firme na sua quota de utilizadores.
A Microsoft sempre esteve consciente das vulnerabilidades deste browser e sempre tentou que os utilizadores abandonassem a sua utilização, mas vários factores impediram essa mudança, acabando por esta surgir, mas para outros browsers.
Foi aliás a má prestação do IE6 que levou à rápida adopção do Firefox e do Chrome como browsers alternativos e mais capazes que o browser da Microsoft.
Mas depois de todas as tentativas mal sucedidas para erradicar o Internet Explorer 6, deixa de haver razão para a sua continuidade e os utilizadores têm mesmo de mudar para versões mais recentes ou procurar outros browsers alternativos.
O fim do suporte ao XP trouxe também o fim do suporte ao IE6 e a partir de agora este é um browser inseguro e sujeito a problemas e vulnerabilidades de segurança.
Está finalmente morto o browser mais odiado da Internet. O Internet Explorer 6 terminou a sua vida útil e todos temos a agradecer por isso, salvaguardando que foi um dos browsers mais usados e que ajudou de forma grande a expandir a Internet e a massificar a sua utilização!