Apresentado a última conferência I/O da Google, a nova versão do Android promete trazer uma verdadeira revolução para a sua interface. A mudança está para chegar muito em breve e é hora das marcas começarem também a preparar-se para esta chegada e para a mudança.
Como é normal nestas situações de actualização do Android, as marcas tendem a ser mais lentas que a própria Google, que poucos dias depois tem os seus dispositivos actualizados.
Mas é claro que as marcas começam muito antes, nas primeiras versões que a Google disponibiliza. Um vídeo que agora surgiu mostra uma das primeiras versões do Android L a correr num Galaxy S5, e com a TouchWiz.
Espera-se que o novo Android L traga uma imagem completamente renovada ao Android, com a aplicação de uma nova interface e um conjunto de novas directivas para a sua criação. O Material Design vai trazer uma nova forma de fazer as interfaces e de apresentar a informação.
Espera-se a chegada do Android L para o final deste mês, em conjunto com os novos equipamentos da linha Nexus.
Um problema recorrente e que já abordámos, é o tempo que as marcas demoram a lançar as actualizações das novas versões para os seus equipamentos.
Mas segundo um vídeo que o site SamMobile publicou, a Samsung está já a trabalhar na sua versão do Android L, para a lançar assim que estiver madura e a Google o lançar.
É importante notar que esta versão é ainda muito inicial e que tem muitos bugs e problemas. A Samsung resolveu manter na sua versão a sua interface própria, a TouchWiz, algo que contrasta, pela negativa com tudo o que o Material Design tenta implementar.
O site SamMobile teve esta versão em testes durante dois dias e devido a vários problemas, relacionados com bugs e uma lentidão excessiva, resolveu não a tornar pública.
Mesmo com estes problemas, e como se pode ver no vídeo, esta versão está já a seguir o caminho que todos os donos do S5 esperam. A disponibilização da versão L do Android para muito breve, após o seu lançamento oficial.
Apesar de ser já público tudo o que o novo Android L vai trazer, existem ainda algumas dúvidas sobre esta nova versão do SO móvel da Google.
A primeira e mais existencial está centrada no seu nome. Várias fontes apontam para Lollipop e muitas outras para a continuação da parceria com a Nestle e no surgimento do Lion.
Depois temos todas as as questões de timming do próprio lançamento, que tudo aponta para o início Novembro, mas ainda sem qualquer certeza.
Seja de que forma for, o Android L está a chegar e, pelo que se pode ver, não será um exclusivo da linha Nexus por muito tempo.