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Novo Porsche Cayenne traz mais tecnologia do que nunca

Grande parte do status atual da Porsche, como uma das empresas de automóveis mais rentável do mundo, pode ser atribuída ao sucesso do SUV Cayenne. Lembramos que este modelo enfureceu os puristas quando foi revelado pela primeira vez em 2003.

Agora, depois de catorze anos a trazer milhares de clientes para a marca, a empresa alemã prepara-se para lançar a terceira geração do carro, depois da estreia mundial que decorreu nesta terça-feira na fábrica de Stuttgart-Zuffenhausen, na Alemanha. A novidade mais sonante é que este SUV foi apresentado como sendo um Porsche tão “genuíno como um 911” tendo em conta os “genes desportivos” que foram integrados.


Inspiração profunda no icónico 911

A marca alemã apresentou uma geração Cayenne que vem equipada com a nova caixa de oito velocidades Tiptronic S, oferecendo tempos de resposta mais curtos, num veículo «all-wheel drive» a rolar em cima de umas jantes de série de 19 polegadas (tem opção até às 21).

No interior, destaca-se o trabalho de remodelação profundo levado a cabo no Cayenne mas que traz traços em comum com o painel do Panamera. Na parte frontal do habitáculo destaca-se a grande consola central, está mais “limpo o estúdio de condução” onde desapareceram vários botões.

Destaca-se igualmente o ecrã de 12,3 polegadas full-HD e touch-screen sendo o cérebro do Porsche Advanced Cockpit, onde agora são geridas várias funções digitais e controlos de vários sistemas (como os de ajuda de visão noturna), assim como os acessos à internet, entre outros.

 

O coração do cavalo

A Porsche referiu que este lançamento terá dois motores de seis cilindros. Um de 3.0 litros turbo com 340 cv (mais 40 que a versão anterior) e 450 Nm de binário, que permite 6.2 segundos dos 0 aos 100 km/h e alcança uma velocidade máxima de 245 km/h. O outro, o Cayenne S, de 2.9 litros V6 biturbo tem 440 cv e 550 Nm de binário que permite atingir os 100 km/h em 5.2 (4,9 segundos se a opção Sport Chrono da Porsche estiver instalada) e a velocidade máxima de 265 km/h.

As edições a diesel – bem como os modelos de gasolina Turbo e Turbo S e um híbrido plug-in – provavelmente aparecerão no primeiro semestre do próximo ano.

O novo design está mais agradável desde as entradas de ar frontais até às luzes a toda a traseira na horizontal. O comprimento aumentou em 63 mm sem alteração na base dos eixos (2.895 mm) para um total de 4.918 mm, com uma largura de 1.983 mm (excluindo espelhos).

Vários sensores estão a bordo para manter o “alto Cayenne” com comportamento parecido a um dos carros desportivos baixos da Porsche e, para isso, a empresa colocou um sistema elétrico de 48 volts, tornando este um dos primeiros veículos a gasolina a adotar essa tecnologia.

O seu perfil permanece em grande parte similar, embora com uma saliência traseira marginalmente mais longa que ajuda a aumentar a capacidade de bagagem em 100 litros, passando agora para os 770 litros. O novo Porsche Cayenne 2019 traz pneus mistos e o sistema de viragem das rodas traseira, graças ao Chassis Control 4D da marca. Estas alterações, contudo, permitiram apresentar um carro mais leve 65 kg que o antecessor.

 

Disponibilidade

O Porsche Cayenne estará disponível na próxima primavera. Os preços começarão nos 60 mil euros (mais impostos a serem tributados em Portugal).

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