Depois de Portugal ter avançado para um modelo de Carta de Condução por Pontos, a novidade que se segue é a possibilidade de podermos, já a partir de 2017, fazer a renovação da mesma através da Internet.
Para tal o utilizador só terá de digitalizar e enviar todos os documentos necessários para o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMT).
A notícia foi avançada esta sexta-feira pelo jornal Público, que revela que o processo de renovação das cartas de condução vai passar a ser feito online ou em todas as conservatórias do país, presencialmente, a partir de 2017.
A legislação, que permitirá esta mudança de procedimentos, está a ser preparada pelo Governo e deverá ser anunciada durante o primeiro trimestre de 2017, isto é, até ao próximo mês de Março.
A alteração dos métodos de renovação da carta, denominada “Carta Sobre Rodas”, é uma das medidas que integram o Simplex para 2017.
Depois do anúncio sobre as notificações via e-mail, em vez de cartas em papel, isto para os mais diversos serviços do Estado, o actual Governo, liderado por António Costa, continua com a desmaterialização de vários processos de relacionamento dos cidadãos com os serviços de administração do Estado.