Pplware

Notícias falsas e discursos de ódio na Web vão dar multa

A Internet está hoje repleta de discursos de ódio e “notícias” que são tudo menos verdade. Se há quem ainda questione a veracidade de muitas dessas notícias, há também quem não pare para pensar ou para pesquisar a informação e que contribua para que se torne viral.

Mas este tipo de conteúdos vai passar a ser penalizado… pelo menos na Alemanha. As multas mais severas para mentiras e ofensas na Internet poderão chegar aos 50 milhões de euros!

A Alemanha já tinha alertado que estava atenta às notícias falsas e injúrias na Internet. Hoje o governo alemão aprovou uma lei que prevê penalizar os autores da criação desses conteúdos e também as plataformas que os mantém. Comentários de ódio e notícias falsas nas redes sociais irão dar direito a multas.

Segundo disse o ministro da justiça alemão, Heiko Maas, “tal como na rua, não há lugar para o incitamento criminoso nas redes sociais” e as plataformas que sustentem estes conteúdos têm que se responsabilizar por eliminá-lo o mais rapidamente possível.

Os sites que não o façam poderão incorrer em multas até aos 50 milhões de euros.

O ministro acrescentou ainda que esta é uma medida que não se pode cingir à Alemanha. O combate a este problema crescente terá que ser feito a nível europeu para serem eficazes.

A lei agora aprovada pelo governo ainda está sob aprovação parlamentar para poder entrar em vigor.

Exit mobile version