Em Portugal as principais operadoras são a MEO, Vodafone e NOS. O investimento na área das comunicações tem sido muito e isso leva a que Portugal seja um dos países com melhores infraestruturas (mas falta cobrir Portugal com rede de fibra/boa rede móvel).
De acordo com informações da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, a NOS assume o primeiro lugar do ranking de Investigação e Desenvolvimento de 2019.
NOS com investimento em I&D de mais de 67 milhões
Com um investimento que ultrapassa os 67 milhões de euros e 193 profissionais alocados às áreas de inovação a NOS reafirma-se na liderança tecnológica com foco na melhoria constante da experiência dos portugueses, segundo comunicado enviado ao Pplware. Na segunda posição do ranking está o Grupo Altice Portugal com um investimento de 58 288 milhões e a terceira posição é ocupada pela Bial com mais de 45 milhões.
O montante de 67 milhões de euros investido foi maioritariamente alocado à evolução das redes de nova geração, incluindo uma estratégia de liderança no 5G, experiência de cliente, soluções digitais nas áreas de net, TV e móvel e ainda advanced analytics e usecases industriais no âmbito das smart cities.
Principais áreas/ projetos de I&D e Inovação da NOS:
- Tecnologia de voz
- Evolução dos serviços de TV e internet
- Novos conteúdos personalizados face ao target
- Pilotos de NB IoT em parceria com players da indústria
- Cases de 5G e smart cities
- Data analytics ao serviço de causas sociais (Eurokathon)
Segundo a própria operadora, este ano o investimento nas áreas de I&D é ainda mais pertinente face aos desafios que se vivem e ao calendário do setor e vai continuar a ser uma aposta estratégica da NOS.
A NOS lidera a lista de uma centena de empresas com maior investimento em atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) em Portugal, em 2019, com base nos resultados provisórios do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional 2019 (IPCTN19).