Decerto esta foi uma das notícias que mais polémica gerou. A parceria entre Nokia e Microsoft não deixou ninguém, no mundo da tecnologia, indiferente.
Assim sendo, e estando agora estas duas mega empresas a trabalhar na criação de um smartphone, para se juntar à corrida no mercado com o Android e o iOS, decerto muitos se perguntarão que género de produto pode advir desta aliança?
Na apresentação do Mobile World Congress 2011, em Barcelona, Stephen Elop, fez algumas revelações.
O Mobile World Congress 2011 decorreu ontem, em Barcelona, e o CEO da Nokia aproveitou a oportunidade para esclarecer, e clarificar, a notícia da sua união com a Microsoft.
Segundo Elop, esta não foi uma decisão unicamente sua, mas sim de um consenso da equipa da Nokia. A empresa tinha três alternativas. Ficar com o Symbian e MeeGo; Aliar-se ao Android; ou Aliar-se à Microsoft. No entando, a primeira hipótese não estava a ter o ritmo desejado. A segunda faria com que a Nokia se tornasse mais um equipamento com Android, e isso promoveria um mercado ainda mais Android vs Apple.
Desta forma, a parceria com a Microsoft foi um ganho para ambas as empresas, pois, assim, a Nokia paga royalties à Microsoft para usar o WP7 e isso dá acesso à mesma, para usufruir dos serviços da Nokia, como por exemplos os mapas. E a experiência em hardware da Nokia vai fazer com que eles criem smartphones mais adaptados ao Windows Phone 7. Assim, os custos da nokia na parte operacional serão bastante baixos, o que aumenta o alcance de serviços para enriquecer a oferta nos smartphones.
Ainda assim, a Nokia assume que a Microsoft investiu muito dinheiro na parceria, um valor que chega mesmo aos mil milhões de euros.
Após estas explicações, Elop ainda surpreendeu quem esteve presente no evento, ao “destapar o pano” daquilo que serão os smartphones Nokia com Windows Phone 7.
As imagens mostram smartphones com variadas cores, aspecto simplista e elegante. O ecrã indica um tamanho adequado e agradável em relação ao aparelho, e um pouco maior que os restantes smartphones com Windows Phone 7 que já conhecemos da Microsoft.
O objectivo da Nokia e da Microsoft é lançar um primeiro smartphone ainda neste ano de 2011, quando todo o “burburilho” à volta de ambas as empresas ainda é recente.
Expectantes e ansiosos estão os consumidores e apreciadodores de ambas as marcas, com este passo tão importante que, decerto, se fará sentir no mercado liderado pela Apple e Google.
Talvez tenha sido de toda a história, ou talvez não, mas há algo que não me faz olhar para este aparelho como “mais um smartphone”. E vocês o que acham? Terá este Nokia com WP7 capacidade para vingar no mercado dos Smartphones?
Artigos Relacionados