A Nokia apresentou ontem, em Lisboa, o seu novo smartphone, o Nokia E7, lançado agora no mercado Português.
Depois de meses de rumores sobre este dispositivo, depois de muito tempo de espera, e depois da sua disponibilização noutros países desde Março deste ano, eis que chega a terras Lusas esta autêntica máquina de trabalho que vem reforçar o portefólio da Finlandesa no segmento dos smartphones.
Depois do lançamento de uma máquina bastante poderosa, o Nokia N8, já aqui analisado no PPLWARE, a Nokia aposta agora num terminal com algumas semelhanças, mas ao mesmo tempo bastante diferente.
Este Nokia E7 trata-se de um smartphone mais virado para a utilização empresarial, estando dotado de diversas ferramentas e características que o tornam a escolha indicada para telefone de trabalho. É até apelidado de “novo Communicator”, pois apesar de não ter esta denominação, segue a mesma linha dos seus antecessores na vertente de telefone empresarial e/ou de trabalho.
Para quem já conhece o Nokia N8, irá com toda a certeza notar as semelhanças entre os dois. Ambos vêm com Symbian^3 como sistema operativo, têm um design semelhante, dimensões semelhantes, etc. No entanto, apesar das semelhanças, o E7 apresenta uma característica que o distingue completamente do seu irmão: o teclado físico.
Este será o principal trunfo deste novo nokia E7, o seu teclado qwerty físico. Este teclado, de dimensões muito agradáveis, faz a diferença, permitindo uma escrita mais confortável que qualquer teclado virtual num ecrã sensível ao toque, tornando-se a opção ideal quando se pretende utilizar o telemóvel para um uso intensivo de email e escrita regular de texto.
Em resumo, deixo aqui algumas das características que se destacam no Nokia E7:
- Sistema operativo Symbian^3, com promessa de actualizações;
- Câmara de 8MP com duplo flash;
- Gravação de vídeo a 720p e 25 fps;
- Teclado qwerty iluminado;
- 3 ecrãs para widgets, totalmente costumizável;
- Interface HDMI e micro USB (para carregamento da bateria e ligação ao PC);
- Função USB on the go;
- Ecrã capacitivo de 4” com Clear Black Display;
- 16GB de memória interna;
- Possibilidade de reprodução da maioria dos ficheiros de vídeo, como por exemplom mkv a 1080p (com suporte a legendas);
- Correcção automática de escrita;
- Compatibilidade com Microsoft Sharepoint e outras ferramentas (utilização empresarial).
O Nokia E7 está disponível em Portugal a um preço de 599 €, livre, e estará em breve disponível também nas 3 operadoras nacionais.
As vendas da nokia atingiram já este ano os 200 milhões de unidades, tencionando vender ainda mais 150 milhões até ao final do ano.
Embora este aparelho apresente características para o sucesso, algumas questões ficam no ar. Depois de anunciada a parceria entre a Nokia e a Microsoft, para quando teremos smartphones com Windows Phone 7? E o Symbian, por quanto tempo continuará “vivo”? E que será feito do Meego?
Colocadas estas perguntas aos representantes da Nokia, as respostas foram que será apenas em 2012 que começarão a ser lançados dispositivos já com o sistema operativo para dispositivos móveis da Microsoft, o WP7. Até lá, ficou a promessa do lançamento de bastantes terminais ainda com Symbian, sistema este que será, em princípio, completamente substituído pelo WP7.
Quanto ao Meego, a resposta não foi muito esclarecedora, não havendo uma ideia clara do que está a ser feito com este sistema operativo que até é promissor. A única informação adiantada foi que veremos um terminal com Meego no 2º semestre do ano de 2011, embora não tenha sido esclarecido que tipo de dispositivo será.
Para terminar deixo apenas a informação que já temos um E7 em mãos, que irá ser testado durante os próximos dias/semanas, pelo que podem esperar uma análise aqui no PPLWARE.
Artigos relacionados: