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Nokia despede mais de 10.000 funcionários em apenas dois anos

Tal como já temos mencionado em vários artigos mais recentes, a Nokia parece bem lançada para voltar a ser uma marca competitiva num mercado cheio de ofertas. Mas há agora uma notícia que está a intrigar algumas pessoas.

De acordo com as informações, a Nokia já despediu mais de 10.000 funcionários desde o ano de 2019. E o maior corte de pessoas da marca finlandesa aconteceu na China.


Nokia reduz mais de 10.000 funcionários desde 2019

Ao contrário da rival sueca Ericsson, a Nokia não revelou a quantidade de funcionários que tem nos resultados financeiros trimestrais. E essa mesma informação ocultou assim a redução de mão de obra da marca em cerca de 500 milhões de euros anuais.

No entanto, através da análise do último relatório anual divulgado pela empresa, verifica-se que foram reduzidas perto de 5.000 pessoas em 2019 e mais 6.000 empregos desapareceram no ano passado.

Numa perspetiva global, as demissões da empresa finlandesa totalizam cerca de 11.044 funcionários. Em 2020, a Nokia contava então com 92.039 postos de trabalho. Em percentagens, significa que o total de funcionários da empresa caiu 11% em apenas dois anos.

Através de uma análise por regiões, verifica-se que os despedimentos aconteceram um pouco por todo o mundo. No entanto, a China foi a região onde esta redução foi mais significativa. Só em 2020, o número de funcionários da Nokia na China caiu 12% para 13.749 funcionários. Ou sejam um corte de quase 3.500 pessoas desde 2018.

Na América a redução também foi significativa, com 9% menos funcionários em 2020 e menos 2.800 postos de trabalho desde 2018.

Contudo, a marca finlandesa são menciona estes gastos no seu relatório, dizendo apenas que:

Nos últimos anos, consoante ajustamos a nossa estratégia em resposta aos objetivos e atividades de negócios, a nossa força de trabalho tem variado.

Mas há também boas notícias uma vez que a margem de lucro operacional da Nokia quase aumentou para 4% em 2020. No entanto, as vendas caíram 6% para cerca de 21,9 mil milhões de euros.

Pekka Lundmark é o novo CEO da marca e há indícios que haverá ainda mais cortes na sua gestão. Já houve também redução na equipa global de liderança de 17 para 11 elementos.

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