Pplware

Ninguém ganhou dinheiro com o Windows Phone, revela Huawei

A posição da Huawei face ao Windows Phone ficou bem clara em Agosto deste ano. A ideia de desistir de produzir telefones com Windows Phone resultou de um claro desinteresse dos consumidores neste sistema operativo e na dificuldade que existe em vender equipamentos com este SO.

Mas a Huawei foi agora mais longe e numa entrevista um dos seus responsáveis voltou a extremar posições, atacando a capacidade que o Windows Phone tem de gerar lucro para as empresas.

A Huawei chegou a lançar equipamentos com o Windows Phone, numa tentativa de alargar o seu espectro de oferta e conseguir assim abranger o máximo de sistemas operativos, mas depressa chegou à conclusão que esta oferta não tinha a expressão que inicialmente pensou.

Chegou ainda a explorar a ideia de criar um smartphone que conseguisse oferecer aos utilizadores ambos os sistemas operativos, mas mais uma vez acabou por desistir deste projecto, sem que tivesse sido apresentada uma razão.

Numa entrevista que o seu director de assuntos internacionais de imprensa, Joe Kelly, deu ao jornal The Seattle Times, foi revelado que a Huawei não conseguiu ganhar dinheiro com os seus dois dispositivos com Windows Phone que teve no mercado.

Joe Kelly foi ainda mais longe nas suas afirmações e revelou que nenhuma empresa poderá ter ganho dinheiro com a comercialização de dispositivos com este sistema operativo.

we didn’t make any money in Windows Phone, nobody made any money in Windows Phone.

Estas declarações vêm reforçar o desinteresse da marca no Windows Phone e nos resultados que possam advir da produção de equipamentos com este sistema operativo, mesmo sendo o mesmo disponibilizado de forma gratuita pela Microsoft aos fabricantes de equipamentos.

É também um golpe forte nas intenções da Microsoft em trazer para o seu ecossistema novas marcas e novos dispositivos, alargando ainda mais a sua oferta, que actualmente assenta quase totalmente nos Lumia.

Com uma quota de mercado ainda muito reduzida, que deverá rondar os 8%, o Windows Phone tem estado a crescer de forma muito lenta, em parte pela oferta estar para já limitada à Nokia/Microsoft e aos seus equipamentos.

O trabalho realizado pela Microsoft, que procura trazer novos parceiros para o seu sistema ainda não começou a produzir resultados, mas o lançamento de equipamentos de entrada de gama mostra que pretende atingir novos mercados.

Com uma quota de mercado já muito interessante, a Huawei tem-se dedicado a apresentar e lançar equipamentos que não se colocam nas linhas de entrada de gama.

O seu objectivo é ter equipamentos de topo de gama e que concorrem com marcas já bem implementadas e não com outras marcas que apostam em equipamentos baratos.

Com números de vendas que revelam que 70% são feitas a nível global e que apenas 30% se situam nos Estados Unidos, a Huawei pode concorrer com essas marcas de todo e apresentar as suas ofertas de forma igual e com resultados bem expressivos.

Esta nova posição face ao Windows Phone limita-se a confirmar o que já tinha sido declaro antes e que mostra o desinteresse da Huawei face ao Windows Phone. Tudo depende do interesse dos mercados e neste momento o interesse no Windows Phone é reduzido.

Exit mobile version