Pplware

New York Times: Hackers chineses atacaram Portugal

Ataque iniciou-se num e-mail onde tinha um link com supostas fotos da Carla Bruni nua!

A segurança informática, em concreto a privacidade, é hoje em dia um dos temas mais abordados em toda a sociedade. As “supostas” acções da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos da América  e as polémicas revelações de Edward Snowden têm contribuído para este ambiente global de insegurança.

Num artigo publicado recentemente pelo New York Times ficou a saber-se que Hackers chineses atacaram o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal de Rui Machete.

A informação de tal ataque chegou pelo conceituado jornal norte-americano New York Times que deu a conhecer um relatório feito nos EUA, pela empresa de segurança informática californiana FireEye e ao qual o jornal teve acesso. Além de Portugal, países como a Hungria, Letónia, Bulgária e Republica Checa fazem também parte do alvo dos hackers.

Este ataque, baptizado com o nome de  “Ke3Chang”, consistia no envio de um e-mail com um link para supostas fotos da Carla Bruni (mulher do ex.Presidente da França Nicolas Sarkozy) nua. Ao clicarem, era instalado nas máquinas alvo um tipo de malware que permitia aos hackers o acesso remoto ao sistema.

A empresa FireEye conseguiu descobrir os nomes dos alvos atacados pelos hackers, isto porque, em Agosto, conseguiram infiltrar-se nos servidores do grupo de hackers chineses. O New York Times já contactou os vários ministérios possivelmente afectados, mas sabe-se que Portugal ainda não respondeu ao jornal norte-americano.

Exit mobile version