Pplware

Netflix utiliza tanta energia que poderia iluminar 40 mil casas durante um ano

O consumo de energia é cada vez mais um assunto na ordem do dia. Nesse sentido, a empresa Netflix partilhou os seus dados de consumo de energia durante 2019. Conforme foi referido, em 2019 houve um crescimento de 84% em relação a 2018. Como tal, este serviço consome tanta energia que pode alimentar 40 000 casas durante um ano inteiro.

São dados que não fazemos ideia, mas que atualmente são importantes, para percebermos o custo energético da sociedade atual.


O Netflix tornou-se um serviço indispensável em muitas casas em todo o mundo. Apesar do grande número de rivais que existem atualmente, a plataforma conseguiu manter a sua posição dominante, principalmente devido ao grande número de séries e filmes originais lançados a cada mês. No entanto, a empresa também enfrenta outro grande desafio: a manutenção e o crescimento da sua infraestrutura.

Tecnicamente falando, o Netflix deve ter a capacidade de suportar milhões de assinantes ligados simultaneamente, todos a desfrutar de vídeo. Além da sua infraestrutura de servidores, que é suportada por serviços como Amazon Web Services e Google Cloud, outro fator crítico é a energia necessária para se manter ativo. Já se questionaram quanta eletricidade o Netflix consome?

 

Netflix é um guloso consumidor de energia

De acordo com os números impressionantes relatados pela própria empresa (via Variety), durante 2019 eles consumiram um total de 451 000 megawatts-hora. Esta quantidade, na verdade, é suficiente para alimentar 40 000 lares num ano ou mais (dado que o cálculo foi em relação ao consumo de um lar americano).

A Netflix deixou claro que não só tem em conta a energia da sua infraestrutura – indireta, 357 000 MW – mas também a energia gasta em escritórios e estúdios de produção e filmagem – direta, 94 000 MW.

Nesse sentido, tendo em conta o crescimento do próprio serviço no mundo, os números de 2019 representam um aumento significativo em relação a 2018, quando consumiram 245 000 megawatts-hora (194 000 MWh indiretos e 51 000 MWh diretos).

Por outras palavras, o seu consumo aumentou 84%. Contudo, o curioso é que esta percentagem não foi diretamente proporcional ao crescimento dos utilizadores durante o ano: 20% para um total de 167,1 milhões no final do ano anterior.

 

Ambiente parece que preocupa a todos… agora!

Naturalmente, a Netflix está empenhada em cuidar do meio ambiente, e é por isso que tem dedicado recursos significativos à promoção das energias renováveis. Segundo publicou a empresa, atualmente apoiam iniciativas “verdes” em 20 países, incluindo o Brasil e Estados Unidos.

Foi mesmo investido em projetos de redução de emissões para compensar os gases de efeito estufa gerados pelas viagens aéreas dos seus funcionários.

 

Exit mobile version