Apresentado de forma oficial esta semana, a versão móvel do Windows Phone prepara-se para ser a primeira a integrar-se de forma quase transparente com a versão desktop do Windows.
Espera-se que mais do que alterações de imagem e cosméticas, esta versão dedicada aos dispositivos móveis seja totalmente dedicada a interligar estes sistemas.
Mas se todos esperavam que o Windows 10 mobile fosse uma actualização disponível para todos os dispositivos, a verdade não é bem essa e vão haver limitações.
Todas as informações antes surgidas sobre o sempre recorrente tema das actualizações dos dispositivos móveis da Microsoft davam conta de que qualquer equipamento que tivesse a correr a versão 8 do Windows Phone seria actualizável para a versão móvel do Windows 10.
Esta informação chegou a ser avançada pela Microsoft antes sequer do Windows 10 ser conhecido e também na passada quinta feira foi confirmada durante a apresentação desta nova versão do Windows 10.
Mas segundo informação apresentada pela Microsoft esta pode não ser uma realidade que vai surgir e alguns equipamentos que hoje têm a correr o Windows Phone não vão poder ser actualizados para o Windows 10.
We’re making it as easy as possible to get Windows 10. Windows 10 has been designed to run well on today’s Lumia phones.
Like any upgrade to a new platform, not every phone will upgrade or support all possible Windows 10 features, and certain features and experiences will require more advanced future hardware.
Da informação apresentada vão haver dois limites. Um que impossibilitará por completo a instalação do Windows 10 e outro que a permitirá, mas que limitará a disponibilização de funcionalidades.
A razão para a limitação da Microsoft está, mais uma vez, ao nível do hardware disponível e que limitará a disponibilização de actualizações futuras.
Não existe ainda qualquer lista de equipamentos que não vão ter suporte para esta nova versão, sendo apenas apresentada uma curta lista de equipamentos que a vão efectivamente suportar. Segundo a Microsoft o Lumia 435, o Lumia 735 ou a versão Gold do 930 são equipamentos que vão receber o Windows 10 mobile.
A recomendação da Microsoft para ter acesso ao Windows 10 mobile é mesmo a troca para um dos novos Lumia que estão no mercado e que são a base para desenvolvimento deste novo sistema operativo.
Mais uma vez o fantasma da não actualização para uma nova versão do Windows vem assombrar todos os que têm dispositivos com Windows Phone.
As limitações de hardware são a causa mais normal para estes problemas e a Microsoft está a apresentá-la como a razão para deixar alguns equipamentos para trás.
Ainda não são claras quais vão ser as limitações que vão existir nos equipamentos que suportarem o Windows 10 mobile de forma parcial. Muito provavelmente vão estar relacionadas com o hardware que estiver disponível.
Nos casos em que não existir suporte, restará aos utilizadores actualizarem para um novo equipamento da gama Lumia.