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Navios em Portugal poluem tanto como 8 cidades portuguesas (com mais carros)

Vivemos um momento em que os alertas para poluição são mais que muitos. No entanto, na prática, as ações continuam a ser poucas tendo em conta a situação.

Um estudo recente revela que as emissões dos navios que abastecem em Portugal correspondem à poluição das oito cidades portuguesas com mais carros registados.


Um estudo hoje apresentado pela Federação Europeia para os Transportes e Ambiente (T&E), da qual a ZERO faz parte, denuncia a frota da Mediterranean Shipping Company (MSC). Esta frota movimenta bens de consumo, desde produtos elétricos e eletrónicos, frutas frescas, roupas a brinquedos. Segundo dados a frota foi responsável pela emissão de cerca de 11 milhões de toneladas (Mt) de CO2 em 2018.

Se o transporte marítimo integrasse o regime de comércio de licenças de emissão da União Europeia (UE), a MSC seria o oitavo maior emissor. Na lista dos dez maiores poluidores europeus, faz parte  também a companhia aérea Ryanair.

Navios em Portugal produzem 2,93 Mt CO2 por ano

De acordo com informações, os navios que navegam com destino e partida da Europa emitiram mais de 139 milhões de toneladas de CO2em 2018. Se as emissões do transporte marítimo fossem equivalentes às de um país europeu, seria o oitavo maior emissor da UE, depois da Holanda.

Enquanto os navios com base na carga movimentada em portos portugueses emitem 2,93 Mt CO2 por ano, o tráfego rodoviário nas principais áreas metropolitanas de Lisboa (inclui Lisboa, Sintra, Cascais e Loures), Porto (inclui Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos) e Braga, emite um total de 2,8 Mt CO2 por ano (a partir dos dados de veículos registados em 2013).

A ZERO salienta ainda o facto de, no relatório, Portugal ser o quinto país com maior percentagem de emissões de dióxido de carbono. Tal percentagem está associada ao transporte marítimo de combustíveis fósseis (25%). Destaque para o transporte de petróleo, seguido de gás natural e de carvão.

A ZERO apela à União Europeia para a integração da navegação no comércio europeu de licenças de emissão. A Associação exige também limites de emissão de CO2 para todos os navios que fazem escala em portos europeus.

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