Pplware

NASA migra computadores do Windows para Linux

Migração aconteceu porque os funcionários necessitavam de um SO estável e fiável

Nos últimos anos, são muitas as empresas/organizações/instituições que têm abandonado o Windows e migrado para Linux. Características como a estabilidade, fiabilidade, performance e custo são certamente  trunfos das distribuições Linux na hora de tal decisão.

Desta vez foi a NASA que decidiu migrar os computadores dos astronautas que trabalham na Estação Espacial Internacional, de Windows para Linux. Apesar da noticia ter sido já avançada pela Linux Foundation em finais de Março de 2013, e de actualmente estar em prática tal migração, não deixa de ser uma excelente noticia para o mundo Linux.

Keith Chuvala da United Space Alliance, da gestor da Space Operations Computing (SpOC) e responsável pela equipa de integração de PCs e redes na Estação Espacial Internacional, explicou recentemente que a NASA decidiu migrar para Linux os PC’s das Estação Espacial Internacional. A razão é simples, os principais funcionários necessitam de um sistema estável e fiável e que possa ser modificado à medida das necessidades. Além disso, é difícil obter suporte técnico a 400 Kms da Terra.

We migrated key functions from Windows to Linux because we needed an operating system that was stable and reliable — one that would give us in-house control. So if we needed to patch, adjust, or adapt, we could.”

O Linux sempre foi usado na Estação Espacial Internacional desde que foi criado por Linus Torvalds – ver aqui.

A NASA firmou a parceria com a Linux Foundation, para que astronautas e funcionários na área da TI, conseguissem dominar o GNU/Linux. Nesse sentido, a Linux Foundation preparou dois cursos que visam introduzir o sistema operativo Linux e também ensinar como desenvolver aplicações para este sistema. Chuvala explicou que as formações visam preparar os funcionários para várias distribuições, como por exemplo Debian 6 ou  Scientific Linux, um clone do RHEL – Red Hat Enterprise Linux.

They had a heavy Debian Linux deployment, but also various versions of RHEL/Centos. Because our training is flexible to a variety of distributions, we’re able to address all those different environments in a single training session. No other training organization can provide that

Além desta informação, sabe-se também que o primeiro humanoide no espaço, Robonaut (R2) também corre Linux. Actualmente o R2 está na estação, em modo experimental, com o objectivo de auxiliar os astronautas em tarefas perigosas

Exit mobile version