Depois de vários atrasos, a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) lançou finalmente o primeiro de quatro satélites meteorológicos geoestacionários de nova geração, que irão melhorar a informação relativa a previsões meteorológicas.
O lançamento, que aconteceu em Cabo Canaveral, na Flórida, e ocorreu ontem às 22:42 (hora de Lisboa).
O lançamento do primeiro satélite meteorológico geostacionário de nova geração, estava marcado para o ano passado mas, depois de vários atrasos, a data passou para 19 de Novembro deste ano.
O GOES-R é o primeiro de quatro satélites a ser operado pela National Oceanic and Atmospheric Administration dos Estados Unidos, dando sequência ao sistema GOES. Os próximos satélites da série (GOES-R, S, T, & U) vão estender a disponibilidade do sistema GOES de satélites até 2036.
De acordo com as informações, o satélite GOES-R vai fornecer informações mais precisas, uma vez que consegue fornecer imagens do tempo e das tempestades perigosas num curto espaço de tempo (entre 30 segundos e 5 minutos).
Segundo o JN, a NASA e a agência norte-americana para os oceanos e a atmosfera (NOAA), que cooperam neste programa, prevêem investir no total cerca de 11 mil milhões de dólares (10,3 mil milhões de euros) neste programa de novos satélites.
O lançamento deste primeiro satélite aconteceu ontem às 22:42, e as condições meteorológicas foram favoráveis no momento da descolagem.