Se lhe disser que o NanoFlowcell Quant 48Vol é um carro elétrico e que promete uma autonomia acima dos 1000 km, não acha que é algo extraordinário? Mas e se lhe contarmos que este carro não tem bateria, nem utiliza energia elétrica externa. Mais extraordinário ainda?
Pois bem, venha conhecer o que poderá ser realmente o maior passo rumo às estradas sem combustíveis fósseis.
NanoFlowcell é um fabricante automóvel com sede em Liechtenstein. A sua última criação, o Quant 48Volt, tem um sistema elétrico de baixa voltagem, alimentado por uma célula de combustível, que promete uma autonomia de pelo menos 1000 km.
Esta tecnologia não é nova, bem pelo contrário, assim como já tem alguns anos este projecto da NanoFlowcell que se espera um sucesso já no próximo mês de março.
NanoFlowcell nasceu de um conceito patenteado pela NASA em 1976. A agência espacial norte americana investigava formas melhores de armazenar energia para os voos espaciais. Estas baterias combinam as vantagens das baterias normais e das pilhas a combustível.
O modelo que tem sido mostrado, ainda que só uma imagem e que será apresentado oficialmente no Salão de Genebra, a 7 de março, é um elétrico que não possui bateria nem utiliza energia elétrica externa, apostando numa solução completamente inovadora.
Segundo os seus criadores, o veículo em vez de uma bateria possui um dispositivo “nanoFlowcell” (seis células alinhadas), do tamanho de uma caixa de sapatos, ligado a dois tanques com um total de 150 litros de capacidade.
Estes dois tanques são, por sua vez, abastecidos por um líquido eletrólito próprio (bi-ION), desenvolvido pela própria marca, não tóxico, não-inflamável e “amigo do ambiente”, garantindo ser mais económico que o combustível tradicional (com um custo de 9 cêntimos por litro, segundo a marca). Ou seja, para “atestar” seria necessário pagar menos de 14 euros.
Ao passar pelo sistema “nanoFlowcell”, o líquido reage dentro das células e produz eletricidade, que é enviada de imediato para os quatro motores elétricos inovadores de baixa voltagem.
O Quant 48Volt será apresentado, como já foi referido, no Salão Automóvel de Genebra e sucede aos modelos Quant E, Quantino e Quant FE – apresentados no mesmo salão em 2016. Este novo modelo promete um alto desempenho e vai certamente testar a eficiência desta nova tecnologia dado que vem com 760cv e tracção integral. O carro pode chegar aos 100 Km/h em 2.4 segundos e tem velocidade máxima de 300 Km/h.