É dador de sangue ou de medula? Não é mas deveria ser, não dói, não custa nada e pode salvar vidas.
Porque se trata de salvar vidas humanas, e porque essa é a causa mais nobre que existe, na Suécia usa-se a tecnologia para que o dador saiba que salvou uma vida, que a sua generosidade foi recompensada.
Como se pode ler no The Independent, as dádivas de sangue estão em declínio um pouco por todo o mundo desenvolvido, o Serviço de Sangue Sueco está a utilizar a tecnologia para tentar estimular os seus habitantes a tornarem-se dadores, por forma a contrariar a tendência.
Embora a tecnologia não seja nova, até seja mesmo considerada ultrapassado por muitos, as mensagens e texto SMS, podem funcionar como impulsionador e motivador permitindo enviar ao dador um aviso sempre que o seu sangue seja usado para salvar uma vida.
If you donate blood in Sweden the county council will text you when your blood is used. pic.twitter.com/4Ycf5O6m3F
— Robert Lenne (@robertlenne) 8 junho 2015
Inicialmente, os dadores apenas recebiam um “obrigado” por SMS mas agora recebem outra mensagem que lhes dá conta que o que doaram já corre nas veias de alguém que continua a viver graças à sua bondade.
“Estamos constantemente a desenvolver formas de expressar a importância dos dadores. Queremos dar-lhes um feedback sobre os seus esforços e encontrámos esta maneira do o fazer.
O serviço de mensagem dá ao dador um feedback positivo de como eles ajudaram os seus concidadãos, encorajando e incentivando-os a voltar de novo a doar. Além disso, este gesto inovador, permite criar algum buzz e a notícia chegar aos amigos e familiares, que poderão também tornar-se dadores, pela causa nobre que é salvar uma vida, num simples gesto de dar sangue.
O programa foi iniciado em Estocolmo, há três anos, mas está a ser gradualmente implementado por outras áreas em todo o país depois de uma recepção positiva.