Pplware

Multibancos do futuro não irão precisar de cartões…

…nem botões..tudo será com o seu smartphone ou tablet

Como sabemos, o próximo dia 8 de Abril de 2014 será o dia que marcará o fim do Windows XP…ou seja, o fim do suporte técnico a esta versão do Windows (falamos de actualizações automáticas que incluíam melhorias de funcionalidades mas também resolução de bugs e vulnerabilidades).

Esta decisão por parte da Microsoft tem levado muitas empresas a encontrar alternativas, especialmente os bancos, isto porque há muitas caixas de multibanco que têm como sistema operativo o “velhinho” Windows XP.

Mas, tendo em conta o hype da tecnologia móvel, além de este update “forçado”, será que os Multibancos continuarão a ser como os conhecemos hoje?

As caixas ATM – Automated Teller Machine (vulgo multibanco) começaram a ser implementadas há cerca de 40 anos em todo o mundo e na altura eram consideradas “tecnologia avançada”. Hoje em dia a rede de multibanco é uma das mais sofisticadas apesar dos terminais e respectivas funcionalidades continuarem obsoletas.

Como já referimos aqui, Portugal foi um dos últimos países da Europa ocidental a instalar este tipo de equipamentos. O funcionamento do Multibanco em Portugal teve apenas início em Setembro de 1985, com a instalação de apenas 12 terminais nas duas principais cidades do país (Lisboa e Porto). O sucesso deste serviço foi enorme, existindo hoje milhares dessas caixas por todo o país (mais de 13.000 terminais (ver aqui o número de terminais por distrito) — a maior densidade de caixas automáticas por habitante em toda a Europa).

Mas como serão as caixas multibanco do futuro?

Todos nós sabemos que as caixas ATM não sofreram muitas alterações ao longo do anos. Sabemos também que a área dos bancos é muito conservada…mas a empresa Diebold quer mudar o cenário e já apresentou um novo conceito, que nos permite ter um ideia de como serão as caixas ATM no futuro. As máquinas, que terão o nome de DFCU, não terão botões físicos ou leitores de cartão…toda a interactividade será feita única e exclusivamente através de um smartphone/tablet.

No próximo vídeo de 7 minutos, podemos conhecer melhor o conceito:

Na prática, a ideia faz uso das tecnologias móveis e também de códigos QR para proceder à autenticação perante o sistema e também a possibilidade de fazermos movimentações da conta . Sem o uso de qualquer tipo de cartão, PIN ou até disponibilização de recibo em papel, esta parece ser uma solução interessante e que se adapta à sociedade tecnológica de hoje. Além disso, este conceito elimina, por exemplo, os ataques de clonagem de cartões.

Acham que o futuro das caixas de multibanco passará pelo que foi apresentado?

Exit mobile version