Pplware

Multas por falar ao telemóvel a conduzir vão custar o dobro

A grande maioria das multas atualmente passadas pelas autoridades são referentes ao uso do telemóvel durante a condução. De acordo com um estudo, usar o telemóvel enquanto se conduz multiplica o risco de acidente por 23, e 31% dos portugueses admite enviar e ler SMS enquanto conduz.

Em breve o valor de multas ao telemóvel poderá começar a custar o dobro. O condutor poderá também perder mais um ponto na sua carta de condução.


As multas por falar ao telemóvel a conduzir vão custar o dobro. A proposta de decreto-lei está em processo legislativo e define coimas entre os 250 e os 1250 euros, revela o Público. Além disso, o condutor poderá perder mais um ponto na carta de condução.

De relembrar que o atual código da estrada prevê coimas entre os 120 e os 600 euros.

Na proposta do governo pode ainda ler-se

Atenta a crescente causa de sinistralidade rodoviária por utilização ou manuseamento continuado de aparelhos radiotelefónicos e similares durante a marcha do veículo, sanciona-se de forma mais gravosa a utilização ou o manuseamento, durante a marcha do veículo, daqueles aparelhos, com vista a dissuadir estes comportamentos de risco.

Consequências do uso de telemóvel ao volante:

Leia também…

Exit mobile version