Pplware

Reino Unido multa Facebook em 565 mil euros pelos problemas da Cambridge Analytica

Todos os problemas causados ao Facebook pela Cambridge Analytica ainda não estão resolvidos. Apesar do acesso ter sido bloqueado e os dados eliminados, ainda existem muitas investigações em curso e que podem acabar mal para a maior rede social da Internet.

A primeira tomada de posição pode ter acontecido agora, com o Reino Unido a aplicar uma multa ao Facebook por todos os problemas causados aos utilizadores pela Cambridge Analytica.


Esta é por agora a primeira decisão tomada nas investigações que decorem sobre as ações da Cambridge Analytica e do próprio Facebook em todo o processo que decorreu. Muitos mais vão surgir e poucos devem pender para o lado da rede social.

O valor da multa aplicada é de 500 mil libras, cerca de 565 mil euros, e foi decidida pelo Information Commissioner’s Office (ICO), a entidade reguladora do Reino Unido. O valor foi simples de encontrar, sendo o máximo possível que pode ser aplicado.

Segundo o ICO o Facebook não terá tomado todas as medidas necessárias para precaver as situações que aconteceram e mesmo já na posse das informações sobre o que a Cambridge Analytica estaria a fazer.

Há ainda uma falha grave identificada e que mostra que o Facebook não garantiu e aplicou as necessárias medidas de privacidade para proteger os utilizadores nos casos da manipulação dos utilizadores no processo do Brexit.

Apesar da multa estar decidida, esta é ainda uma decisão preliminar e que poderá ser alterada. O valor em causa é elevado e até o próprio Facebook poderá apelar junto dos tribunais sobre esta decisão.

Com investigações ainda a decorrer nos Estados Unidos da América e noutros países, é muito provável que o valor a pagar pelo Facebook seja muito mais elevado. Várias multas devem surgir, com valores tão ou mais elevados do que o agora aplicado. Este é um processo que ainda está a dar os primeiros passos e que não deverá muito a estar terminado.

Exit mobile version